Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 16º

Israel apreende milhões em moeda digital que financiariam Hezbollah

O governo israelita informou que apreendeu milhões de dólares em moedas digitais de contas que enviavam ou recebiam fundos em alegados esquemas de financiamento do Hezbollah libanês.

Israel apreende milhões em moeda digital que financiariam Hezbollah
Notícias ao Minuto

23:51 - 27/06/23 por Lusa

Mundo Israel

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, disse que tinha ordenado a apreensão das carteiras de moedas digitais e a entrega dos fundos ao governo israelita.

Descreveu a operação "extensiva" como a primeira de Israel dirigida contra o Hezbollah e uma unidade de elite da Guarda Revolucionária iraniana, a Quds Force [Força Jerusalém]. Ambas também já consideradas terroristas pelos EUA e por outros Estados e excluídas do sistema financeiro global tradicional.

"Este foi o primeiro incidente com esta dimensão", disse Gallant, apontando que a ação policial ocorreu no início desta semana. "Cortámos efetivamente o fluxo dos fundos do terror por este canal", assegurou.

Gallant alegou que o Hezbollah e a Força Jerusalém dependem das moedas digitais para se financiar.

Moedas digitais como a Bitcoin são preferidas para operações ilícitas porque são consideradas difíceis de detetar. Qualquer pessoa pode criar uma conta Bitcoin e começar a receber fundos digitais sem dar um nome ou uma direção.

Os países que enfrentam sanções dos EUA, como o Irão, inimigo regional de Israel, têm trabalhado na criação das suas próprias moedas digitais para contornarem restrições financeiras.

Gallant adiantou que a apreensão destes fundos ilícitos por Israel serviu de aviso para "quem quer que seja que financie o terrorismo", uma vez que as autoridades israelitas desenvolveram instrumentos e técnicas que podem identificar os envolvidos neste processo.

Leia Também: Israel rejeita na ONU interromper construção de colonatos na Palestina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório