Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Saúde. Conselho da UE adota recomendação para rede global de certificados

O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje uma recomendação para agilizar a transição dos certificados de vacinação contra o SARS-CoV-2 para uma rede de certificação global da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Saúde. Conselho da UE adota recomendação para rede global de certificados
Notícias ao Minuto

11:44 - 27/06/23 por Lusa

Mundo Covid-19:

A recomendação encoraja os Estados-membros a integrarem a rede de certificados da OMS, o que permitiria um acesso global na eventualidade de uma futura pandemia ou emergência sanitária, em vez de estar circunscrita à UE e a outros países.

"Até os Estados-membros a integrarem, e durante o período até ao final deste ano, encorajámo-los a permanecerem no EU Gateway [a plataforma digital da União para a verificação de certificados]", acrescentou o Conselho da UE em comunicado.

A plataforma da OMS vai integrar a tecnologia que foi utilizada pela União Europeia para desenvolver os certificados covid-19.

Apesar da recomendação de Bruxelas, os Estados-membros é que decidirão se querem fazer parte desta rede mundial.

A regulamentação dos certificados digitais covid-19 na UE vai expirar na sexta-feira, 30 de junho. Em 5 de junho, a Comissão Europeia apresentou uma proposta para uma recomendação do Conselho da UE para a criação de um certificado sanitário pertencente a uma rede global.

Leia Também: Presidência espanhola da UE terá de gerir expectativas de Kyiv na adesão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório