"Os projetos selecionados facilitarão o desenvolvimento das capacidades de Defesa de última geração na União Europeia [UE] em áreas críticas, nomeadamente, naval, terrestre, aérea, espacial e cibernética", sustentou em comunicado a Comissão.
Por exemplo, no domínio naval, o programa "E-NACSOS" (Padrão Operacional Naval Europeu de Vigilância Colaborativa) vai assegurar um sistema colaborativo de defesa antiaérea e antimísseis.
Um outro projeto, o "Odin's Eye II" ("Olho de Odin", uma alusão à figura mitológica de Odin, considerado o principal do panteão dos deuses nórdicos) vai trabalhar para alertar antecipadamente sobre ataques com mísseis e "integrará a indústria de 14 Estados-membros da UE e da Noruega para aumentar a capacidade europeia nesta área".
As 41 propostas aprovadas por Bruxelas têm a finalidade de melhorar as capacidades de Defesa da UE, uma preocupação crescente dada a invasão da Rússia à Ucrânia, no final de fevereiro do ano passado.
Desde então, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antiga ministra da Defesa da Alemanha, tem insistido na necessidade de os 27 estarem preparados para lidar com várias ameaças e de revitalizarem a indústria da Defesa, com uma forte aposta no progresso tecnológico.
Leia Também: Bruxelas considera rebelião "notícia preocupante para o Kremlin"