Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Submarino Titan. Missão de salvamento britânica "bloqueada pelos EUA"

Um veículo operado remotamente capaz de içar o submersível para fora do Atlântico está à espera de autorização para atuar.

Submarino Titan. Missão de salvamento britânica "bloqueada pelos EUA"
Notícias ao Minuto

11:11 - 20/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Submarino desaparecido

Um veículo operado remotamente - capaz ir aos 5 mil metros de profundidade e içar o submersível Titan para fora do Atlântico - está a ser impedido de se juntar à missão de resgate pelo governo dos EUA, avança o Telegraph.

A Magellan Limited, uma empresa britânica “especialista em águas profundas”, revela ao jornal estar desde as 19h00 desta segunda-feira - dia em que se tornou público o desaparecimento - à espera de autorização para transportar para os Estados Unidos o veículo.

Segundo o mesmo jornal, a missão de salvamento - previamente autorizada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido - estará a ser “bloqueada pelos Estados Unidos”.

Recorde-se que a embarcação de 6,5 metros, operada pela OceanGate Expeditions, começou a sua descida no domingo, mas perdeu contacto com a superfície menos de duas horas depois, segundo as autoridades.

A Guarda Costeira dos EUA disse ter dois aviões para fazer buscas na área remota no Atlântico Norte, enquanto o Canadá também enviou um avião e um navio.

"É um desafio conduzir uma busca naquela área remota, mas estamos a mobilizar todos os recursos disponíveis para garantir que possamos localizar a embarcação e resgatar as pessoas a bordo", disse o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, citado pela AFP

O tempo, contudo, é um fator crítico. A embarcação tem um alcance de 96 horas para a tripulação de cinco pessoas, e Mauger disse esta segunda-feira que acredita que ainda tenha 70 ou mais horas de oxigénio restante.

Leia Também: Quem são os 5 passageiros a bordo do submarino turístico desaparecido?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório