Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Quem são os 5 passageiros a bordo do submarino turístico desaparecido?

Um empresário britânico, um pai e filho paquistaneses, um mergulhador e, muito provavelmente, o dono da empresa de expedição.

Quem são os 5 passageiros a bordo do submarino turístico desaparecido?
Notícias ao Minuto

09:27 - 20/06/23 por Marta Amorim

Mundo Titanic

Embora as autoridades não tenham identificado os cinco passageiros a bordo do submarino Titan – que fazia uma expedição para visitar os destroços do Titanic e desapareceu no Oceano Atlântico no domingo –, famílias, amigos e empresas começaram a divulgar informações que permitem conhecer a tripulação.

Hamish Harding

A primeira identidade a ser revelada, ainda esta segunda-feira, foi a do empresário e explorador Hamish Harding. Há apenas um dia, Harding tinha partilhado nas redes sociais que ia fazer parte da expedição e mostrava-se entusiasmado.

"Tenho orgulho por finalmente anunciar que me juntei à OceanGate Expeditions para a sua missão RMS TITANIC como especialista em missão no submarino a descer para o Titanic. Devido ao pior inverno em Newfoundland em 40 anos, esta missão provavelmente será a primeira e única missão tripulada ao Titanic em 2023", escreveu.

Notícias ao Minuto © Reprodução Instagram Hamish Harding  

Paul-Henri Nargeolet

Nas suas redes sociais, no sábado, Harding publicou que o mergulhador Nargeolet iria viajar com ele no domingo. A CBC News falou com Larry Daley, um mergulhador, que confirmou que Nargeolet estava na expedição.

"A equipa do submarino tem alguns exploradores lendários, alguns dos quais fizeram mais de 30 mergulhos no RMS Titanic desde a década de 1980, incluindo PH Nargeolet", disse Harding no Instagram.

Nargeolet liderou várias expedições ao Titanic e supervisionou a recuperação de muitos artefatos do naufrágio, de acordo com o E/M Group, onde Nargeolet era diretor de pesquisa subaquática.

Notícias ao Minuto © Reprodução  

Shahzada e Sulaiman Dawood

O empresário paquistanês e o seu filho também estavam a bordo, de acordo com um comunicado divulgado pela família, esta terça-feira. Shahzada é curador do Instituto Seti, uma organização de pesquisa na Califórnia, de acordo com o seu site.

Ele também é vice-presidente da Dawood Hercules Corporation, parte do Dawood Group, um conglomerado de vários negócios pertencentes à família.

"Até agora, o contacto foi perdido com a sua embarcação submersível e há informações limitadas", diz o comunicado da família Dawood.

Notícias ao Minuto © Reprodução 

Stockton Rush

Especula-se ainda que Stockton Rush, o CEO da Ocean Gate, empresa responsável pela expedição aos destroços do Titanic, será um dos cinco a bordo.

Esta informação ainda não foi confirmada. 

Notícias ao Minuto © OceanGate  

A embarcação de 6,5 metros, operada pela OceanGate Expeditions, começou a sua descida no domingo, mas perdeu contacto com a superfície menos de duas horas depois, segundo as autoridades.

A Guarda Costeira dos EUA disse ter dois aviões para fazer buscas na área remota no Atlântico Norte, enquanto o Canadá também enviou um avião e um navio.

"É um desafio conduzir uma busca naquela área remota, mas estamos a mobilizar todos os recursos disponíveis para garantir que possamos localizar a embarcação e resgatar as pessoas a bordo", disse o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, citado pela AFP

O tempo, contudo, é um fator crítico. A embarcação tem um alcance de 96 horas para a tripulação de cinco pessoas, e Mauger disse esta segunda-feira que acredita que ainda tenha 70 ou mais horas de oxigênio restante.

Leia Também: Teorias que podem explicar o que aconteceu ao submarino desaparecido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório