Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Tubarões "incrivelmente famintos" atacam equipa da Netflix em filmagens

'O Nosso Planeta II' estreou na quarta-feira na Netflix. A série é narrada por David Attenborough.

Tubarões "incrivelmente famintos" atacam equipa da Netflix em filmagens
Notícias ao Minuto

08:57 - 20/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Vida animal

Os produtores da série 'O Nosso Planeta II', da Netflix, revelaram recentemente um encontro próximo com tubarões-tigre famintos de 4,5 metros, e como escaparam por pouco com apenas um barco insuflável como barreira entre eles e os predadores.

O produtor e diretor de 'O Nosso Planeta II', Toby Nowlan, revelou à Radio Times o angustiante encontro.

"Este tubarão-tigre saltou no barco, onde fez enormes buracos. O barco inteiro explodiu", disse Nowlan. “Estávamos a tentar afastá-lo. Foi horrível. Esse foi o segundo tubarão naquele dia a atacar-nos.”
 
Para o primeiro episódio da série de quatro partes, a equipa viajou para a ilha de Laysan, no noroeste do Havai, a mais de 900 quilómetros das principais ilhas havaianas, navegando por seis dias até um local remoto onde dizem ninguém ter filmado antes.

Segundo o Los Angeles Times, esta temporada concentra-se na migração da vida selvagem e Laysan é um centro de reprodução do albatroz Laysan, uma grande ave marinha do Pacífico Norte. Na ilha, os filhotes de albatrozes são auxiliados pelos pais até aos 6 meses de idade e o vento aumenta o suficiente para ajudar os pássaros no primeiro voo.

Huw Cordey, o produtor da série, disse à Forbes que se aventuraram nas águas infestadas de tubarões para passar seis semanas a acompanhar as provações e tribulações de um único filhote de albatroz.

“A ideia original era fazer uma filmagem subaquática com os tubarões-tigre nas águas rasas de Laysan, mas no primeiro dia em que os tubarões-tigre estavam por perto, a equipa entrou nesses barcos infláveis ​​e dois tubarões atacaram-nos. Era como algo saído de 'Tubarão' [o filme].”

Num dos ataques, o barco começou a esvaziar, uma vez que o tubarão tinha arrancado pedaços dele, mas felizmente a tripulação estava apenas a cerca de 100 metros de terra.

De acordo com Nowlan, o comportamento dos tubarões-tigre era “extremamente incomum”.

“Eles estavam incrivelmente famintos, pode não haver comida natural suficiente e eles estavam apenas a tentar qualquer coisa que encontrassem na água”, disse. 

'O Nosso Planeta II' estreou na quarta-feira na Netflix. A série é narrada por David Attenborough.

Leia Também: Apreendidas quase 29 toneladas de barbatanas de tubarão no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório