Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Confrontos entre exército e mineiros fazem pelo menos 42 mortos no Chade

Pelo menos 42 pessoas morreram e várias ficaram feridas na sequência de confrontos entre o exército e mineiros de ouro no norte do Chade, confirmaram hoje à agência EFE fontes militares.

Confrontos entre exército e mineiros fazem pelo menos 42 mortos no Chade
Notícias ao Minuto

14:23 - 17/06/23 por Lusa

Mundo Chade

Os confrontos aconteceram na sexta-feira, nos arredores da localidade de Kouri Bougoudi, na região de Tibesti, próxima da fronteira com a Líbia, durante uma operação para desalojar os mineiros.

"Há cerca de uma semana pedimos a todos os que estão a extrair ilegalmente ouro na zona para se irem embora. O exército, que se dirigiu para a zona para fazer cumprir a decisão, foi recebido por mineiros bem armados", declarou à EFE Adam Nassoum, coronel do exército e membro do comando operacional em Tibesti.

E prosseguiu: "As nossas forças retaliaram durante mais de duas horas, resultando na morte de 36 mineiros de ouro e de seis soldados chadianos".

Segundo residentes na zona, vários civis morreram devido a erros das forças armadas.

"Desde ontem à noite, sete dos nossos pais foram enterrados. Alguns foram confundidos com mineiros. O exército devia ser capaz de distinguir entre a população civil e os bandidos", disse à EFE, sob anonimato, um funcionário de uma ONG humanitária que trabalha na área.

Desde a descoberta em 2015 de enormes quantidades de ouro em Tibesti, o território converteu-se num cenário de confrontos entre os mineiros irregulares, a população local e as forças de defesa e de segurança chadianas.

Leia Também: Pelo menos 24 pessoas morreram em confrontos no Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório