Um vídeo partilhado pelo The Wall Street Journal mostra o momento em que um soldado russo se rendeu às forças ucranianas, depois de ter sido apanhado no campo de batalha por um drone.
As imagens que mostram a rendição foram registadas por um drone da 92.ª brigada mecanizada da Ucrânia, numa trincheira de Bakhmut, no leste do país, em maio.
"Quando ele percebeu que ia morrer, atirou a metralhadora para o lado, levantou as mãos e disse que não ia continuar a lutar", revela Yuriy Fedorenko, comandante da divisão de drones 'Achilles'.
O mesmo militar refere que estavam preparados para eliminar o soldado russo, mas ao vê-lo a render-se decidiram poupar-lhe a vida.
Nas imagens pode ver-se o homem a fugir, enquanto as forças ucranianas tentam alvejá-lo. O soldado russo, que se vê sozinho a correr nas trincheiras, acaba por fazer um sinal com os braços, indicando que se rendia.
Segundo reporta a CNN, depois disso, o piloto do drone terá enviado um bilhete ao russo dizendo-lhe para seguir o drone, ordem que foi cumprida pelo homem, que é visto no final retirar o capacete e o colete à prova de balas.
O soldado russo - que antes de se juntar à guerra trabalhava numa loja de bebidas - foi detido e levado para um centro de detenção na região de Kharki
Leia Também: General russo terá morrido durante ataque no sul da Ucrânia