Depois de visitar todos os países do mundo, o DJ Randy 'R Dub!' Williams, de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, queria fazer melhor e, para resolver a situação, decidiu criar o seu próprio país.
"Fiquei sem países, por isso criei o meu próprio", disse o também radialista em declarações à CNN, explicando que visitou todos os 193 países soberanos reconhecidos pela ONU, o último foi o Turquemenistão.
Assim, comprou um terreno com quase cinco hectares no deserto da Califórnia para criar a 'República de Slowjamastan', o novo 'país' com o nome do seu programa de rádio.
Assim, aquele que é conhecido também como o "sultão de Slowjamastan" declarou a independência dos Estados Unidos no dia 1 de dezembro de 2021, a partir do seu gabinete, ao ar livre, na capital, a Dublândia.
Atualmente, a 'República de Slowjamastan' tem a sua própria moeda, bandeira, hino nacional, emite passaportes e conta com algumas regras especiais - nesta nação está proibido, por exemplo, o uso de crocs e ainda "pessoas que põem os pés no tablier". Já são mais de 500 cidadãos registados e o número deverá aumentar, apesar de numa delas viver nesta autoproclamada nação.
Já no seu site oficial, o Slowjamastan, que ainda não estabeleceu qualquer relação diplomática com outros países, diz que é uma ditadura, mas conta com cerimónias especiais de votação e referendos, tendo permitido que os cidadãos votassem, por exemplo, no fruto nacional.
À CNN, o norte-americano explicou que o facto de esta ser uma 'República' com um ditador no poder é algo propositado, lembrando as contradições que existem em alguns sítios que visitou, como a Coreia do Norte.
Segundo Williams, o Slowjamastan preenche os requisitos para ser um Estado-nação, de acordo com a Convenção de Montevideu, de 1933. O próximo passado é obter o reconhecimento da independência dos Estados Unidos, mas o presidente, Joe Biden, não parece estar a facilitar.
"Estou um pouco frustrado por admitir que, apesar dos e-mails e mensagens privadas para o presidente Biden no Facebook, Twitter, Instagram e MySpace, as nossas mensagens não foram lidas", disse.
Atualmente, o norte-americano passa a maior parte do seu tempo em San Diego, mas visita a sua nação sempre que pode.
"'Slowjamastan' é um alívio da luta constante e da divisão tão prevalente em todos os lugares, a cada momento. A nossa nação é uma fuga de todo esse drama. Damos as boas-vindas a todos e, especificamente, não usamos nenhum rótulo: somos todos simplesmente 'Slowjamastani!', disse Williams ao New York Post.
Leia Também: Randy terminou 'corrida' a todos os países do mundo. Demorou dez anos