Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 100 mil refugiados sudaneses em risco de perder ajuda humanitária

Mais de cem mil refugiados sudaneses que estão no leste do Chade correm risco de perder acesso a assistência humanitária e médica devido à chegada da temporada das chuvas, informou a organização Médicos sem Fronteiras (MSF).

Mais de 100 mil refugiados sudaneses em risco de perder ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

06:41 - 10/06/23 por Lusa

Mundo MSF

A zona fronteiriça de Sila, onde está a maior parte dos refugiados, pode ter as estradas inundadas bem como os leitos agora secos dos rios, o que tornaria a região "inacessível" e os refugiados e as comunidades de acolhimento "completamente isoladas e excluídas".

A MSF já denunciou que as condições atuais já são de si inadequadas, especialmente no que se refere ao acesso a água potável e higiene e que as ajudas "estão a ficar escassas".

O Chade, um país de escassos recursos, confronta-se com níveis de desnutrição, que se vão agravar devido a dificuldade "ganhar a vida" na estação das chuvas, à "subida dos preços" dos alimentos e outros produtos básicos e a "surtos recorrentes" de doenças.

"Estamos a viver uma crise a seguir a outra. Cada vez que se intensifica o conflito no Sudão chegam mais pessoas, e espera-se que mais venham para o Chade se os combates não pararem. Em contexto já por si com mau atendimento e sem recursos, as contínuas chegadas desde o Sudão representam uma carga para os recursos limitados e insuficientes do país e podem agravar as necessidades humanitárias existentes, tanto dos refugiados sudaneses como da comunidade de acolhimento", disse a coordenadora dos MSF no Chade, Van der Schoot.

Leia Também: Sudão. Sobe para "mais de 20" o número de mortos em campo de refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório