Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Balanços ucraniano e russo das inundações totalizam 13 mortos

As inundações no sul da Ucrânia causadas pelo rebentamento da barragem de Kakhovka terão provocado já 13 mortos, segundo informações divulgadas hoje pelas autoridades ucranianas e russas.

Balanços ucraniano e russo das inundações totalizam 13 mortos
Notícias ao Minuto

12:53 - 09/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro do Interior ucraniano, Igor Klymenko, anunciou a morte de cinco pessoas na parte da região de Kherson controlada pela Ucrânia, enquanto o chefe da zona ocupada pela Rússia, Vladimir Saldo, reportou oito mortos.

Tanto Klymenko como Saldo anunciaram os balanços provisórios das inundações nas respetivas contas na rede social Telegram, segundo a agência francesa AFP.

O ministro ucraniano disse também que 13 pessoas foram dadas como desaparecidas e que 48 localidades estão inundadas, incluindo 14 em áreas sob ocupação russa.

Desde o rebentamento da barragem, na terça-feira, as autoridades ucranianas retiraram 2.400 pessoas das áreas afetadas pelas inundações, segundo Klymenko.

O responsável pela parte da região de Kherson sob ocupação russa disse que mais de 22.700 casas em 17 localidades estavam inundadas.

“De acordo com as previsões, a subida das águas pode durar mais 10 dias”, afirmou.

Saldo disse que 5.800 pessoas foram retiradas desde terça-feira, das áreas inundadas sob ocupação russa, e quatro mil pessoas estão ameaçadas pela falta de água potável.

Acusou ainda o exército ucraniano de bombardear a região, “o que está a dificultar o trabalho das equipas de salvamento”.

A Rússia bombardeou a cidade de Kherson e a parte da região sob controlo ucraniano, segundo jornalistas da AFP presentes no local.

A Ucrânia e a Rússia acusam-se mutuamente da destruição da barragem de Kakhovka, construída no rio Dniepre na década de 1950.

A barragem foi capturada pelas forças russas pouco depois de terem invadido a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Posteriormente, a Ucrânia recuperou a cidade de Kherson, na margem direita do Dniepre, mas a sul, na margem esquerda do rio, o controlo continua nas mãos das tropas russas.

A Ucrânia acusou as forças russas de terem destruído a barragem para travar uma contraofensiva e a Rússia atribuiu o incidente a bombardeamentos ucranianos.

Nenhuma fonte independente conseguiu ainda dizer o que causou o rebentamento da barragem, que se encontra na zona ocupada pela Rússia.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que visitou a região de Kherson na quinta-feira, afirmou hoje que centenas de milhares de pessoas estão a ter dificuldade em aceder a água potável.

“Para centenas de milhares de pessoas em muitas cidades e aldeias, o acesso à água potável está seriamente dificultado”, lamentou Zelensky, também no Telegram, citado pela AFP.

Leia Também: Barragem de Kakhovka captada antes e depois de ataque destrutivo. Veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório