Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Presidente da Sérvia promete eleições antecipadas "até o final deste ano"

O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, num discurso hoje ao país, prometeu uma eleição parlamentar antecipada, "até o final deste ano", numa aparente tentativa de neutralizar protestos contra o governo, após dois tiroteios que abalaram o país.

Presidente da Sérvia promete eleições antecipadas "até o final deste ano"
Notícias ao Minuto

22:34 - 07/06/23 por Lusa

Mundo Aleksandar Vucic

"Agora está claro que teremos eleições parlamentares antecipadas", disse Aleksandar Vucic, ladeado pela primeira-ministra Ana Brnabic.

"Estou pronto para renunciar, a minha renúncia está na mesa", disse Ana Brnabic.

A maioria dos partidos da oposição rejeitou a realização de uma eleição.

O presidente sérvio argumentou que os manifestantes estavam a usar os tiroteios para chegar ao poder sem uma eleição, dizendo que mesmo que isso signifique matá-lo e sua família.

Dezenas de milhares de pessoas protestaram na capital da Sérvia, Belgrado, exigindo a renúncia de altos funcionários do governo e a revogação das licenças de transmissão de duas redes de televisão pró-governo que dizem promover a violência e glorificar figuras do crime.

Um novo protesto está planeado para este fim de semana no que está a tornar-se um desafio cada vez mais sério para Aleksandar Vucic, talvez o maior que enfrentou desde que chegou ao poder, há 11 anos.

A oposição acusou Aleksandar Vucic de alimentar a intolerância e o discurso de ódio, o que presidente negou, alegando que grupos da oposição querem derrubá-lo à força.

Leia Também: "Oferecemos o nosso apoio incondicional à Sérvia e aos sérvios"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório