Presidente da Sérvia promete eleições antecipadas "até o final deste ano"
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, num discurso hoje ao país, prometeu uma eleição parlamentar antecipada, "até o final deste ano", numa aparente tentativa de neutralizar protestos contra o governo, após dois tiroteios que abalaram o país.

© Reuters

Mundo Aleksandar Vucic
"Agora está claro que teremos eleições parlamentares antecipadas", disse Aleksandar Vucic, ladeado pela primeira-ministra Ana Brnabic.
"Estou pronto para renunciar, a minha renúncia está na mesa", disse Ana Brnabic.
A maioria dos partidos da oposição rejeitou a realização de uma eleição.
O presidente sérvio argumentou que os manifestantes estavam a usar os tiroteios para chegar ao poder sem uma eleição, dizendo que mesmo que isso signifique matá-lo e sua família.
Dezenas de milhares de pessoas protestaram na capital da Sérvia, Belgrado, exigindo a renúncia de altos funcionários do governo e a revogação das licenças de transmissão de duas redes de televisão pró-governo que dizem promover a violência e glorificar figuras do crime.
Um novo protesto está planeado para este fim de semana no que está a tornar-se um desafio cada vez mais sério para Aleksandar Vucic, talvez o maior que enfrentou desde que chegou ao poder, há 11 anos.
A oposição acusou Aleksandar Vucic de alimentar a intolerância e o discurso de ódio, o que presidente negou, alegando que grupos da oposição querem derrubá-lo à força.
Leia Também: "Oferecemos o nosso apoio incondicional à Sérvia e aos sérvios"
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários