Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Audiências do Papa Francisco suspensas até pelo menos 18 de junho

O Sumo Pontífice já está a ser operado.

Audiências do Papa Francisco suspensas até pelo menos 18 de junho
Notícias ao Minuto

16:22 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Papa

As audiências "especiais e gerais" do Papa Francisco, que está a ser submetido a uma cirurgia, vão ser canceladas até pelo menos 18 de junho "por razões de saúde", segundo informou a Prefeitura da Casa Pontifícia.

Fontes do Vaticano, citadas pela agência de notícias italiana ANSA, informaram ainda que a intervenção cirúrgica do Papa, com anestesia geral, é uma laparotomia com cirurgia plástica da parede abdominal realizada por via laparoscópica, que já está a decorrer. Em causa está uma cirurgia para reparar uma hérnia que se formou sobre uma antiga cicatriz abdominal.

No hospital Gemelli, em Roma, Francisco está a ser operado pela equipa do clínico e académico Sergio Alfieri, que já o operou há dois anos.

Recorde-se que Francisco ingressou esta manhã no hospital Gemelli.

O Papa Francisco, de 86 anos de idade, esteve na audiência geral desta quarta-feira no Vaticano e, no final, "foi levado para o Hospital Universitário Gemelli", disse o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, aos jornalistas.

Trata-se de uma "laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese", para tratar uma obstrução "recorrente, dolorosa e agravada", informou.

A operação foi "marcada nos últimos dias pela equipa médica que assiste o Santo Padre" e o internamento na unidade de saúde "durará vários dias para permitir o curso pós-operatório normal e a plena recuperação funcional", explicou ainda Bruni.

A intervenção cirúrgica acontecerá após, há dois anos, o Papa ter sido submetido a uma cirurgia em que lhe foram retirados cerca de 30 centímetros de intestino, devido a uma inflamação e estreitamento do cólon.

Na terça-feira, Francisco já tinha feito exames no Hospital Gemelli, em Roma.

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), a laparotomia é uma cirurgia abdominal aberta, que pode auxiliar um cirurgião a diagnosticar e tratar problemas.

Ainda segundo a AP, o Papa parecia estar em boa forma na audiência semanal na manhã de hoje, no Vaticano, tendo ainda circulado pela praça de São Pedro no seu 'papamóvel', cumprimentando os fiéis. Francisco realizou também duas reuniões na manhã de hoje, segundo o Vaticano.

Francisco disse em entrevista à agência de notícias, em janeiro passado, que tinha voltado a sofrer do problema que obrigou à cirurgia de 2021: diverticulite, ou protuberâncias na parede intestinal.

O Papa passou também três dias no Hospital Gemelli no final de março deste ano.

Inicialmente, o Vaticano disse que o Papa tinha feito exames agendados, mas Francisco revelou mais tarde que sentiu dores no peito e foi levado à pressa para o hospital, onde foi diagnosticado com uma bronquite. Francisco recebeu antibióticos intravenosos e deixou o hospital a 1 de abril.

O Sumo Pontífice teve parte de um pulmão removido quando era jovem e também sofre de dores no nervo ciático. Há mais de um ano que utiliza cadeira de rodas e andarilho devido a problemas no joelho.

Francisco tem tido uma agenda muito preenchida ultimamente, com várias audiências todos os dias.

O Vaticano confirmou recentemente que o mês de agosto será cheio de viagens, nomeadamente com uma visita a Portugal na primeira semana de agosto - para a Jornada Mundial da Juventude - e uma viagem igualmente longa à Mongólia a partir de 31 de agosto.

Na terça-feira, o Vaticano divulgou o itinerário planeado para a visita de Francisco a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude, entre 2 a 6 de agosto.

O itinerário confirma uma agenda tipicamente preenchida, que inclui todas as reuniões protocolares de uma visita oficial de Estado, além de vários eventos com jovens e uma viagem de um dia ao Santuário de Fátima.

[Notícia atualizada às 16h36]

Leia Também: Vaticano mantém possibilidade de enviado do Papa visitar Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório