Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia acusa ucranianos de explodirem oleoduto de amoníaco

A Rússia acusou hoje a Ucrânia de explodir o oleoduto de amoníaco Togliatti-Odessa, o mais longo do mundo, denunciando um "ato terrorista" que provocou ferimentos em vários civis.

Rússia acusa ucranianos de explodirem oleoduto de amoníaco
Notícias ao Minuto

14:32 - 07/06/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Nas proximidades da cidade de Masyutivka, na região de Kharkiv, um grupo de sabotagem ucraniano fez explodir o oleoduto de amoníaco Togliatti-Odessa", afirmou o ministério da Defesa russo num comunicado.

Este "ato terrorista" ocorreu na noite de segunda-feira, declarou a mesma fonte.

Segundo o ministério russo, "como consequência deste atentado terrorista, há vítimas entre a população civil" por intoxicação.

"[Os civis] recebem a atenção médica necessária", acrescentou a fonte.

"No momento, através das secções danificadas da tubulação, os restos de amoníaco estão a ser eliminados do território ucraniano", acrescentou o ministério da Defesa russo, observando que "não há vítimas entre os militares russos".

Com cerca de 2.400 quilómetros de extensão, o oleoduto liga a fábrica de amoníaco TogliattiAzot -- considerada a maior produtora no mundo de amoníaco - na cidade russa de Togliatti, às margens do rio Volga, ao porto ucraniano de Odessa no Mar Negro.

O trânsito por este oleoduto foi suspenso com o início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022.

A retoma da operação deste oleoduto, solicitada por Moscovo, insere-se nas negociações, com a participação da ONU, sobre o acordo dos cereais, que permitiu a exportação de milhões de toneladas destes alimentos pelos ucranianos.

Leia Também: AO MINUTO: Aldeia russa sem energia; 42 mil pessoas em risco em Kakhovka

Recomendados para si

;
Campo obrigatório