Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

UE envia bombas de água e material para abrigos após destruição de barragem

A União Europeia (UE) enviou hoje ajuda de emergência para a Ucrânia na sequência da destruição da barragem de Kakhovka, incluindo bombas de águas lamacentas e equipamento para abrigos, através do Mecanismo de Proteção Civil europeu.

UE envia bombas de água e material para abrigos após destruição de barragem
Notícias ao Minuto

15:00 - 07/06/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

Na sequência do pedido de ajuda da Ucrânia, após a destruição, pelas forças russas, da barragem de Kakhovka, o mecanismo de proteção civil já enviou cinco mil filtros de água e 56 geradores cedidos pela Alemanha, bem como vinte contentores de água e dez bombas para águas lamacentas oferecidas pela Áustria.

A Alemanha e a Lituânia disponibilizaram ainda material para abrigos, como tendas, camas e cobertores.

Mais de 2.700 pessoas foram retiradas de zonas inundadas na sequência da destruição, na terça-feira, da barragem de Kakhovka, no sul da Ucrânia, anunciaram hoje as autoridades ucranianas e russas.

As autoridades instaladas por Moscovo na região, citadas pelas agências russas, anunciaram que já tinham sido retiradas 1.274 pessoas.

A barragem situa-se na região de Kherson, anexada pela Rússia, mas as forças ucranianas controlam a parte situada na margem direita do rio Dniepre e as tropas russas a margem esquerda.

A Ucrânia e a Rússia acusam-se mutuamente da destruição de parte da barragem, que fornece água à península da Crimeia, ocupada e anexada pela Rússia em 2014.

A generalidade da comunidade internacional culpou a Rússia pela destruição da barragem, mas o secretário-geral da ONU, António Guterres, mostrou-se prudente numa reação divulgada na terça-feira.

Leia Também: Mais de 2.700 pessoas retiradas após destruição de barragem de Kakhovka

Recomendados para si

;
Campo obrigatório