Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 2.700 pessoas retiradas após destruição de barragem de Kakhovka

Mais de 2.700 pessoas foram retiradas de zonas inundadas na sequência da destruição, na terça-feira, da barragem de Kakhovka, no sul da Ucrânia, anunciaram hoje as autoridades ucranianas e russas.

Mais de 2.700 pessoas retiradas após destruição de barragem de Kakhovka
Notícias ao Minuto

12:18 - 07/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Mais de 1.450 pessoas foram retiradas", declarou à televisão ucraniana o porta-voz dos serviços de emergência, Oleksandre Khorounejii, segundo a agência noticiosa francesa AFP.

As autoridades instaladas por Moscovo na região, citadas pelas agências russas, anunciaram que já tinham sido retiradas 1.274 pessoas.

A barragem situa-se na região de Kherson, anexada pela Rússia, mas as forças ucranianas controlam a parte situada na margem direita do rio Dniepre e as tropas russas a margem esquerda.

A Ucrânia e a Rússia acusam-se mutuamente da destruição de parte da barragem, que fornece água à península da Crimeia, ocupada e anexada pela Rússia em 2014.

Kiev disse que as forças russas tinham colocado minas na estrutura, como denunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em outubro, e Moscovo atribuiu a destruição da barragem a bombardeamentos ucranianos.

Os serviços de inteligência militar britânicos, que têm divulgado uma avaliação diária sobre o curso da guerra na Ucrânia, não atribuíram uma causa à destruição da barragem, referindo-se a um "colapso parcial" pelas 03:00 locais de terça-feira.

Cerca de nove horas depois, "toda a parte oriental da barragem e grande parte das infraestruturas hidroelétricas e de serviços públicos foram arrastadas", disseram os analistas militares no boletim divulgado pelo Ministério da Defesa britânico.

"É provável que a estrutura da barragem se deteriore ainda mais nos próximos dias, causando mais inundações", alertaram os analistas britânicos na avaliação divulgada na rede social Twitter.

Os mesmos especialistas disseram que o nível da água da barragem controlada pela Rússia tinha atingido "um nível recorde antes do colapso, o que resultou num volume particularmente elevado de água que inundou a área a jusante".

Os peritos consideraram também ser "pouco provável que a central nuclear de Zaporijia, situada a 120 quilómetros da barragem, se veja confrontada com problemas de segurança adicionais imediatos em consequência da descida do nível da água na albufeira".

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que tem peritos na central de Zaporijia, já tinha feito uma avaliação idêntica na terça-feira.

A generalidade da comunidade internacional culpou a Rússia pela destruição da barragem, mas o secretário-geral da ONU, António Guterres, mostrou-se prudente numa reação divulgada na terça-feira.

Guterres disse que a ONU não tinha acesso a informações independentes sobre as circunstâncias da destruição da barragem, mas considerou tratar-se de uma "monumental catástrofe humana, económica e ecológica", e outra "consequência devastadora da invasão russa" da Ucrânia.

As informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser verificadas de imediato por fontes independentes.

Com um balanço de vítimas civis e militares por contabilizar, o conflito mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Destruição da barragem de Kakhovka "é absolutamente deliberada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório