Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Kyiv acusa russos de provocarem "desastre ecológico" em Kakhovka

O primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmyhal, acusou hoje a Rússia de ter provocado "um dos piores desastres ambientes das últimas décadas" com a destruição da barragem de Kakhovka, no rio Dniepre, sul da Ucrânia. 

Kyiv acusa russos de provocarem "desastre ecológico" em Kakhovka
Notícias ao Minuto

12:29 - 07/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"O grande mal e a pior ameaça para o futuro na sequência deste ato de terror é a devastação ecológica que está a ser infligida no sul da Ucrânia", disse Chmygal após uma reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Paris. 

As populações continuam a ser retiradas do sul da Ucrânia, após a destruição parcial da barragem que fica situada numa zona ocupada pelas forças russas.

Moscovo e Kiev rejeita responsabilidades e acusam-se mutuamente sobre a situação na barragem que provocou grandes inundações ao longo do rio Dniepre, onde se receia um desastre humanitário e ambiental.

Até ao momento, mais de 2.700 pessoas foram retiradas das zonas inundadas, disseram hoje as autoridades de Kiev e as forças de ocupação da Rússia. 

"Dezenas de cidades e aldeias vão confrontar-se com problemas da água potável e de acesso à água para rega, que cessará, provocando secas e más colheitas", acrescentou o primeiro-ministro ucraniano.

"Isto ameaça a segurança alimentar mundial", afirmou, descrevendo o ato de destruição, que o governo da Ucrânia atribuiu à Rússia, como uma "ação de terror" e um "crime contra a humanidade".

A destruição da barragem de Kakhovka fez ainda como que, "pelo menos, 150 toneladas de óleo fossem derramadas no rio, com o risco de mais 300 toneladas se infiltrarem" nos solos das margens do Dniepre, representando "uma ameaça para a flora e para a fauna" da região, afirmou ainda.

Leia Também: Mais de 2.700 pessoas retiradas após destruição de barragem de Kakhovka

Recomendados para si

;
Campo obrigatório