Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Japão. Como o tabu sobre tatuagens pode ser chave para crise no exército

A braços com uma China mais forte e uma Coreia do Norte mais nuclear, o país tem procurado aumentar o número de efetivos. O aumento de jovens tatuados e a falta de recursos humanos pode obrigar as forças armadas a repensar o preconceito na sua política.

Japão. Como o tabu sobre tatuagens pode ser chave para crise no exército
Notícias ao Minuto

12:18 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

As autoridades militares japonesas estão a reconsiderar a atual proibição dos seus efetivos em ter tatuagens, que continuam a ser um tabu no país, face aos dados recentes que o número de militares recrutados caiu 10% - e o país falhou o objetivo delineado para o mês de abril.

Apesar da crescente popularidade das tatuagens, para muitos no Japão, especialmente nas forças de segurança, estas continuam a ser muito associadas a organizações criminosas, nomeadamente os Yakuza, conhecidos pela sua arte corporal muito complexa.

O tópico chegou a ser sensível ao ponto de, antes de acolher o Mundial de Rugby de 2019, as autoridades terem considerado pedir aos jogadores para cobrir as suas tatuagens - algo que se tornou difícil e desrespeitoso de aplicar para jogadores de nações pacíficas, como Tonga, Nova Zelândia ou Fiji, onde as tatuagens tribais são uma parte integrante da cultura local.

Mas agora, explica a BBC News, com os jovens japoneses a tatuarem-se cada vez mais por razões triviais (ou simplesmente sem intenções criminosas), as Forças de Autodefesa do Japão (JSDF, na sigla em inglês) estão a reconsiderar a proibição. "Rejeitar candidatos simplesmente porque têm tatuagens é criar problemas em termos de aumentar a base de recursos humanos", argumentou à emissora britânica Masahisa Sato, um deputado do Partido Democrático Liberal, que faz parte do governo japonês.

Também Kazuhito Machida, o diretor da secretaria de estado do Ministério da Defesa responsável pelo recrutamento, defendeu que a proibição deve ser levantada, considerando ainda a reduzida natalidade e crise demográfica que afeta o país - o Japão tem 125 milhões de pessoas e houve menos de 800 mil nados vivos em 2022, menos dois milhões comparativamente a alguns anos na década de 1970.

O problema do recrutamento militar torna-se ainda mais preocupante quando o Japão procura duplicar o seu investimento em defesa, dado o crescimento do poderio chinês na região e a crescente ameaça nuclear norte-coreana. E esses fatores também têm contribuído para uma mudança de opinião relativamente à atitude pacifista japonesa, que ainda é um resultado da derrota do império totalitário na Segunda Guerra Mundial.

Não ficou esclarecido quando é que a decisão sobre as tatuagens será tomada.

O tabu sobre as tatuagens cresceu após o final da guerra, quando o cinema japonês pós-guerra passou a ficar repleto de histórias sobre os Yakuza nos anos 70 e 80 da década passada, fomentando assim o preconceito. As tatuagens, explicou à BBC o antropólogo Yoshimi Yamamoto, passaram a ser um sinónimo de medo, de tal forma que "o medo e a suspeita estenderam-se ao ponto de as pessoas com tatuagens serem banidas de algumas praias e banhos públicos".

Leia Também: Polícias obrigados a mostrar tatuagens para provar não ser de gangues

Recomendados para si

;
Campo obrigatório