Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Fundadora da OneTaste acusada de criar 'seita sexual' de trabalho forçado

"As arguidas publicitaram a sua empresa como sendo capaz de ajudar as pessoas a recuperar de traumas passados", referiu Michael Driscoll, o diretor-adjunto do FBI, citado pelo The Guardian.

Fundadora da OneTaste acusada de criar 'seita sexual' de trabalho forçado
Notícias ao Minuto

23:44 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

A fundadora da OneTaste, uma empresa norte-americana de bem-estar sexual, foi acusada de organizar uma conspiração semelhante a uma seita "de anos" que envolve trabalho forçado.

Nicole Daedone, a fundadora que ocupou o cargo de diretora executiva desde 2015 até 2017, e também Rachel Cherwitz, antiga diretora de vendas da empresa, foram acusadas de induzir voluntários, contratantes e funcionários a contrair dívidas para frequentarem cursos que alegavam poder curar traumas e disfunções sexuais.

"As arguidas publicitaram a sua empresa como sendo capaz de ajudar as pessoas a recuperar de traumas passados", referiu Michael Driscoll, o diretor-adjunto do FBI, citado pelo The Guardian.

Segundo Driscoll, "na realidade, elas alegadamente manipulavam as vítimas não só para as endividar, mas também para limitar a sua independência e criar uma dependência da OneTaste para as necessidades básicas".

Breon Peace, procurador dos EUA, sublinhou que as arguidas também sujeitaram os membros da OneTaste a vigilância em casas comunitárias, instruíram-nos a praticar atos sexuais para "liberdade e esclarecimento" e não pagaram os salários prometidos.

O "esquema de anos" de Daedone e Cherwitz sujeitou os membros a "abusos económicos, sexuais, emocionais e psicológicos (...) doutrinação e intimidação", afirmou.

"Sob o pretexto de capacitação e bem-estar, as arguidas terão procurado exercer um controlo total sobre a vida dos seus empregados, nomeadamente endividando-os e obrigando-os a praticar atos sexuais, ao mesmo tempo que lhes retinham os salários", declarou Breon Peace, o procurador dos EUA.

A dupla recrutou intencionalmente pessoas que tinham sofrido traumas e alegou que os cursos da OneTaste, que podiam custar até dezenas de milhares de dólares, as curariam. Aqueles que não podiam pagar eram induzidos por Daedone e Cherwitz a contrair dívidas.

Daedone e Cherwitz são também acusadas de recrutar e aliciar membros para "praticar atos sexuais com investidores, clientes, empregados e beneficiários atuais e potenciais clientes da OneTaste" para seu benefício financeiro.

Daedone, de 56 anos, está em fuga, enquanto Cherwitz, de 43 anos, foi detida esta terça-feira e deverá comparecer num tribunal federal da Califórnia. Ambos podem ser condenadas a uma pena máxima de 20 anos de prisão.

Fundada em 2004, a OneTaste, sediada na Califórnia, foi objeto do documentário 'Orgasm Inc.', da Netflix, no ano passado, que acompanhou a sua ascensão e o surgimento de "alegações perturbadoras" por parte dos membros.

A empresa foi inicialmente saudada pela sua abordagem centrada nas mulheres, mas depois de um relatório de 2018 da Bloomberg, em que antigos membros alegaram que a OneTaste os levou à "servidão sexual e dívidas de cinco dígitos", o FBI iniciou uma investigação.

Leia Também: Detido suspeito de agressão sexual no Primavera Sound em Barcelona

Recomendados para si

;
Campo obrigatório