Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Brasil. Libertada dupla que levou criança (e foi apanhada em flagrante)

O momento em que a mulher e o homem foram apanhados em flagrante foi captado por uma câmara da Polícia Militar. Em causa estará um caso de adoção ilegal, para o qual os dois se terão aproveitado da vulnerabilidade da progenitora.

Brasil. Libertada dupla que levou criança (e foi apanhada em flagrante)
Notícias ao Minuto

15:35 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

A dupla, cuja detenção foi gravada por uma ‘bodycam’ em São Paulo, no Brasil, enquanto estavam com um bebé, de dois anos, trazido de Santa Catarina, foi libertada pelas autoridades.

Foram impostas medidas cautelares para ambos, tendo os dois que comparecer mensalmente perante as autoridades, por forma a darem conta das suas atividades, assim como estão proibidos de sair da região sem autorização, de acordo com o G1. Mais particularmente, não poderão também mudar de morada sem que haja um aviso prévio às autoridades e não podem – qualquer que seja o motivo – contactar os familiares da criança.

A decisão foi tomada a 26 de maio e conhecida agora. Segundo a publicação brasileira, a justiça de São Paulo teve em conta que a mulher, Roberta Porfírio, não tinha antecedentes, assim como tinha uma residência fixa e uma ocupação lícita. Foi tido em conta que não houve violência física ou grave. “A liminar foi também dada a Marcelo [Valverde], que dirigia o carro no momento da prisão”, escreva o g1.

Quatro dias depois, foi aceite pelo Ministério Público a acusação de que estava em causa um caso de adoção ilegal, e os dois são agora suspeitos deste crime. O caso vai agora ser investigado em São Paulo e Santa Catarina.

Mas… o que se passou?

A dupla seguia no seu carro, em maio, quando foi mandada parar pela Polícia Militar brasileira. Questionados pelos agentes, Roberta Porfírio e Marcelo Valverde disseram que estavam a ir até ao registo para regularizar a situação da criança, que se encontrava no carro, e que teria sido doada pela mãe.

Ambos foram levados até à esquadra, devido a suspeitas de tráfico de pessoas – e, durante o inquérito, que durou horas, estes terão permanecido calados.

Na altura, as autoridades revelaram ainda que receberam a informação de que Marcelo e a esposa, que se chama Juliana, teriam aliciado a mãe do bebé, Nicolas Areias Gaspar, a entregar a criança, sem recorrer aos procedimentos de adoção.

Segundo o G1, as autoridades acreditam que os dois detidos se aproveitaram do estado de vulnerabilidade da mãe para levarem a criança, que estava desaparecida de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, desde o final de abril. O desaparecimento foi comunicado às autoridades pelos avós e tios maternos da criança. Já a mãe, num momento inicial, foi hospitalizada depois de entregue a criança – não havendo, para já, informações em relação a esta.

Leia Também: Criança de 2 anos resgatada após ser levada para São Paulo. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório