Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente do Egito inicia hoje visita a Angola, Zambia e Moçambique

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, inicia hoje uma viagem a Angola, Zâmbia e Moçambique, com o objetivo de reforçar a cooperação bilateral e encontrar formas de responder às preocupações do continente africano, anunciou o seu gabinete.

Presidente do Egito inicia hoje visita a Angola, Zambia e Moçambique
Notícias ao Minuto

14:24 - 06/06/23 por Lusa

Mundo Egito

O porta-voz da Presidência egípcia, conselheiro Ahmad Fahmy, disse que a visita do Presidente à região da África Austral se insere no contexto "da vontade do Egito de intensificar o envolvimento e a coordenação com os irmãos africanos, cultivar uma cooperação mais estreita a nível económico, comercial e de investimento".

A isto junta-se "a prioridade avançada atribuída às questões africanas na política externa egípcia" refere a nota divulgada pelo seu gabinete.

Durante a sua visita à capital zambiana, Lusaca, al-Sisi participará na 22.ª cimeira do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), durante a qual a presidência rotativa do bloco passa do Egito para a Zâmbia, revelou a mesma fonte.

Espera-se que o Presidente discuta os últimos desenvolvimentos em questões regionais e dossiês de interesse mútuo e cooperação para desenvolver ação conjunta africana com o fim de impulsionar o desenvolvimento e a integração económica no continente.

Al-Sisi chega hoje ao final do dia a Angola, prevendo-se na quarta-feira a assinatura de acordos e um almoço de trabalho com o chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Leia Também: Egito e Israel aumentam segurança nas fronteiras após tiroteio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório