Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estado de emergência declarado em Kakhovka após rompimento de barragem

As autoridades russas na cidade ucraniana de Nova Kakhovka declararam hoje estado de emergência na cidade após o rompimento da estrutura superior da barragem e a inundação da área.

Estado de emergência declarado em Kakhovka após rompimento de barragem
Notícias ao Minuto

11:31 - 06/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

A medida entrou em vigor às 12:00 locais (09:00 em Lisboa), segundo o autarca de Nova Kakhovka, Vladimir Leontiev.

Moscovo e Kiev acusam-se mutuamente sobre os danos na barragem situada na margem oriental do rio Dniepre, numa zona ocupada pelas forças russas.

A empresa pública hidroelétrica ucraniana Ukrhidroenergo disse que os danos ocorridos hoje na barragem de Kakhovka são irreparáveis e foram causados por "uma detonação no interior da sala das máquinas" da estrutura situada no rio Dniepre, Kherson.

"Como resultado da detonação na sala das máquinas, a central hidroelétrica de Kakhovka ficou completamente destruída", refere uma nota oficial da empresa.

O Ministério do Interior da Ucrânia disse que a destruição parcial da barragem de Kakhovka, em Kherson, pode afetar mais de 80 localidades nas margens do rio Dniepre.

De acordo com o ministro do Interior da Ucrânia, Igor Klymenko, 742 pessoas foram retiradas de zonas afetadas pelas inundações. A Administração Militar ucraniana estima que 16 mil pessoas possam ser diretamente afetadas.

As imagens das estações internacionais de televisão mostram a instalação hidroelétrica situada em Kherson parcialmente destruída, mas a situação ainda não foi verificada por entidades independentes no local.

Leia Também: Ucrânia. Destruição de barragem é "um dos danos mais significativos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório