Macau. Arrancam candidaturas ao 7.º concurso de tradução chinês-português
As candidaturas à 7.ª edição do concurso mundial de tradução chinês-português arrancaram hoje, com um prémio máximo de 40 mil patacas (4.637 euros), anunciou hoje a Universidade Politécnica de Macau (MPU).
© Lusa
Mundo Macau
O concurso, que se realiza desde 2017, "já atraiu cerca de 900 equipas e milhares de estudantes e professores de universidades da Ásia, África, Europa e América do Sul", disse a vice-reitora da MPU, Lei Ngan Lin, em conferência de imprensa.
Os vencedores do concurso vão ser conhecidos em dezembro e os prémios podiam ir de duas mil patacas (231 euros) a um máximo de 40 mil patacas (4.637 euros). Cada equipa deve escrever pelo menos 1.500 frases.
O objetivo do concurso de tradução chinês-português é "reforçar o intercâmbio entre estudantes de instituições de ensino superior de todo o mundo em termos de técnicas de tradução entre as línguas chinesa e portuguesa e formar talentos de tradução em ambas as línguas", indicou o presidente do concurso, Zhang Yunfeng.
E também "promover a aplicação dos últimos resultados do ensino e da investigação em tradução em Macau, na China continental e nos países de língua portuguesa no âmbito da iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'", acrescentou.
O concurso está aberto a estudantes de licenciatura na China, em Macau, em Hong Kong, ou de instituições de ensino superior que sejam membros da Language Big Data Alliance (LBDA) e de outros países ou regiões com tradução de chinês e português, língua chinesa e portuguesa ou áreas afins, bem como a estudantes dos Institutos Confúcio de todo o mundo.
As inscrições terminam a 30 de julho de 2023.
Leia Também: Macau vai lançar curso de formação de língua portuguesa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com