Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Macau. Arrancam candidaturas ao 7.º concurso de tradução chinês-português

As candidaturas à 7.ª edição do concurso mundial de tradução chinês-português arrancaram hoje, com um prémio máximo de 40 mil patacas (4.637 euros), anunciou hoje a Universidade Politécnica de Macau (MPU).

Macau. Arrancam candidaturas ao 7.º concurso de tradução chinês-português
Notícias ao Minuto

11:01 - 06/06/23 por Lusa

Mundo Macau

O concurso, que se realiza desde 2017, "já atraiu cerca de 900 equipas e milhares de estudantes e professores de universidades da Ásia, África, Europa e América do Sul", disse a vice-reitora da MPU, Lei Ngan Lin, em conferência de imprensa.

Os vencedores do concurso vão ser conhecidos em dezembro e os prémios podiam ir de duas mil patacas (231 euros) a um máximo de 40 mil patacas (4.637 euros). Cada equipa deve escrever pelo menos 1.500 frases.

O objetivo do concurso de tradução chinês-português é "reforçar o intercâmbio entre estudantes de instituições de ensino superior de todo o mundo em termos de técnicas de tradução entre as línguas chinesa e portuguesa e formar talentos de tradução em ambas as línguas", indicou o presidente do concurso, Zhang Yunfeng.

E também "promover a aplicação dos últimos resultados do ensino e da investigação em tradução em Macau, na China continental e nos países de língua portuguesa no âmbito da iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'", acrescentou.

O concurso está aberto a estudantes de licenciatura na China, em Macau, em Hong Kong, ou de instituições de ensino superior que sejam membros da Language Big Data Alliance (LBDA) e de outros países ou regiões com tradução de chinês e português, língua chinesa e portuguesa ou áreas afins, bem como a estudantes dos Institutos Confúcio de todo o mundo.

As inscrições terminam a 30 de julho de 2023.

Leia Também: Macau vai lançar curso de formação de língua portuguesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório