Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

EUA. Homem vai ser executado por matar guardas em tentativa de fuga

Michael Tisius tentou ajudar um amigo a fugir da prisão, mas acabou por matar dois agentes prisionais quando tentou entrar no local e foi detido pouco depois.

EUA. Homem vai ser executado por matar guardas em tentativa de fuga
Notícias ao Minuto

10:29 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um homem norte-americano será executado esta terça-feira à noite, no estado do Missouri, quase 23 anos depois de ter matado dois guardas prisionais numa tentativa falhada de ajudar um recluso a fugir da mesma prisão onde tinha estado.

Michael Tisius, de 42 anos, matou a 22 de junho de 2000 os guardas Leon Egley e Jason Acton, e deverá morrer por injeção letal na prisão estatal de Bonne Terre.

A defesa de Tisius tentou evitar a execução, argumentando que, quando cometeu o crime, o homem tinha apenas 19 anos e sofreu o impacto de uma infância pobre e envolta em violência, e a certa altura chegou mesmo a ficar em situação de sem abrigo.

No entanto, segundo explica a Associated Press, o tribunal desvalorizou todos os argumentos - incluindo uma prova de que um dos jurados que condenou o arguido era analfabeto, o que vai contra a lei - e manteve em pé a pena de morte.

Em junho do ano 2000, Michael Tisius, na altura com 19 anos, foi detido por causa de um crime leve, e sabia que ia ser libertado nas próximas horas. Na mesma cadeia em Huntsville estava Roy Vance, e documentos apresentados em tribunal mostraram que os dois homens criaram um plano para a fuga de Vance, com a ajuda de Tisius.

No dia 22, pouco depois da meia-noite, Tisius dirigiu-se à prisão com a namorada do recluso, Tracie Bulington, e os dois disseram aos guardas prisionais, Egley e Acton, que iam entregar cigarros ao amigo e namorado. No entanto, o jovem tinha uma arma e Bulington contou em tribunal que Tisius pegou no revólver, disparando contra ambos os homens, que estavam desarmados.

O condenado pegou então nas chaves e tentou abrir a cela de Vance, mas sem sucesso. Quando Egley, caído no chão, agarrou na perna de Tracie Bulington, Tisius disparou vários tiros, matando-o.

Após a tentativa falhada de fuga, o rapaz e a namorada de Vance fugiram do local, mas o carro avariou no mesmo dia, já no estado do Kansas. Ambos acabariam por ser detidos a cerca de 210 quilómetros de Huntsville e Tisius confessou imediatamente os crimes.

Vance e Bulington estão ambos a cumprir penas de prisão perpétuas por crimes de homicídio.

A justiça considerou que o duplo homicídio era motivo suficiente para ser aplicada a pena capital, mas os advogados do arguido reiteraram que as mortes não foram premeditadas, e Tisius disse que a intenção era apenas colocar os guardas numa cela enquanto soltava Vance. Foi também apresentado um vídeo no qual Vance assumiu a responsabilidade pelo planeamento da fuga e confessou ter manipulado Tisius a colaborar.

A execução desta terça-feira será a 12.ª do ano nos Estados Unidos, e a terceira no estado do Missouri (que é apenas ultrapassado pelo Texas no número de execuções em 2023).

Leia Também: Agente do FBI condenado por espiar para a Rússia morre em prisão dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório