Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Canadá. Erro de GPS leva norte-americano a ser preso por tráfico de droga

Um norte-americano que transportava 181 quilos de canábis acabou numa prisão canadiana devido a um erro do seu sistema de GPS, que o levou diretamente a um posto de fronteira canadiano, onde foi detido.

Canadá. Erro de GPS leva norte-americano a ser preso por tráfico de droga
Notícias ao Minuto

06:51 - 06/06/23 por Lusa

Mundo Canadá

Andrew Lee Toppenberg, de 60 anos e natural da cidade californiana de Tustin, foi detido em 02 de maio por agentes de fronteira canadianos ao entrar por engano no país sem passaporte e com um carregamento de 181 quilos de canábis, avaliada em pouco mais de meio milhão de dólares (cerca de 466.765 euros ao câmbio de hoje).

O engano do seu GPS [sigla em inglês de global positioning system, sistema de navegação por satélite] custou caro a Toppenberg, que também viu as autoridades canadianas apreenderem 602.985 dólares (cerca de 563.000 euros) em dinheiro.

A Polícia Montada do Canadá revelou esta segunda-feira que Toppenberg cometeu um erro ao introduzir o seu destino - Cataratas do Niágara (Estados Unidos) - no GPS da sua viaturas.

Em vez disso, selecionou a cidade do outro lado das famosas Cataratas do Niágara, no Canadá.

Quando Toppenberg se apercebeu do seu erro, já era tarde demais.

Este cidadão norte-americano atravessou a Rainbow Bridge, sobre o rio Niágara e que é a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, onde acabou perante os agentes da fronteira canadiana sem conseguir dar a volta para o seu país.

Quando os agentes perceberam que Toppenberg não tinha passaporte para entrar no Canadá, o seu veículo passou por uma vistoria secundária, que revelou o carregamento de canábis e dinheiro.

Os agentes descobriram a droga dividida em pacotes lacrados a vácuo e distribuídos por todo o veículo.

Embora o uso de canábis seja legal no Canadá, a importação não autorizada da droga é crime.

Toppenberg compareceu perante um juiz canadiano na segunda-feira, que determinou que este continuasse detido até uma próxima audiência judicial, sob a acusação de posse de canábis com a intenção de distribuir, importação não autorizada de canábis e posse de dinheiro obtido ilegalmente.

Leia Também: Grécia. 3,2 milhões em cocaína apanhados dentro de contentores de bananas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório