Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Media russos transmitem 'deepfake' com falso discurso de Putin

Um falso discurso do Presidente russo, Vladimir Putin, sobre a evacuação das regiões de Kursk, Belgorod e Bryansk, na fronteira com a Ucrânia, foi transmitido em algumas emissoras locais, disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Notícias ao Minuto

20:47 - 05/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Houve um ataque em algumas regiões. Especificamente, na Rádio Mir e em alguns órgãos de comunicação. O conteúdo já foi removido e tudo está sob controlo", afirmou Peskov, acrescentando que uma investigação já está em curso.

A transmissão em questão é um vídeo do Presidente russo realizado com um tipo de tecnologia que permite criar conteúdos multimédia falsos, mas de aparência autêntica, que resulta da manipulação informática de sons e imagens, conhecida por 'deepfake', segundo as primeiras investigações sobre o incidente, relatadas pela agência russa TASS.

O conteúdo da gravação era constituído por um discurso de emergência de Putin, em que especificava que era necessária uma retirada imediata da população antes da entrada de tropas ucranianas naquelas regiões, ao mesmo tempo em que anunciava a aplicação da lei marcial no país por esse motivo.

A Interstate Radio and Television Company (MTRK) também emitiu um comunicado sobre a falsificação da mensagem e deixou claro que a gravação, bem como as informações transmitidas durante o período da hora de almoço, eram "provocações".

A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Desconhece-se o número de baixas civis e militares no conflito, mas diversas fontes, incluindo as Nações Unidas, têm admitido que será muito elevado.

A Ucrânia tem contado com o apoio dos aliados ocidentais no fornecimento de armamento, aliados esses que também impuseram sanções contra os interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra no território ucraniano.

Leia Também: Putin sem reunião agendada com enviado do Papa, revela Kremlin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório