Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

A reconquista ucraniana (perto) de Bakhmut e o pedido de Prigozhin

O chefe do grupo privado russo disse que este avanço era "uma vergonha" e pediu aos responsáveis militares para avançarem até ao campo de batalha em Donetsk.

A reconquista ucraniana (perto) de Bakhmut e o pedido de Prigozhin
Notícias ao Minuto

11:32 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, anunciou, esta segunda-feira, que as forças ucranianas recuperaram Berkhivka, território a norte de Bakhmut – zona na região de Donetsk que tem sido disputada nos últimos meses.

As declarações surgiram na sequência de alegados combates na aérea, que estaria sob controlo russo deste fevereiro deste ano.

O responsável russo não só referiu que as tropas russas nesse território “estavam a fugir lentamente”. “É uma vergonha”, considerou.

Prigozhin apelou ainda ao ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, assim como ao chefe do Estado-Maior, Valeri Gerassimov, que se deslocassem até à frente de batalha.

“Shoigu, Gerasimov: Peço-vos que venham para a frente, que levantem o exército com armas para continuar a avançar. Vá lá, vocês conseguem! E se não conseguirem, morrerão como heróis”, afirmou.

De recordar que o responsável do Grupo Wagner já teceu bastantes críticas a estes dois responsáveis, tendo até acusando estes responsáveis de quererem “destruir” o seu exército privado – assim como de não enviar munições. 

As acusações passaram a ser mais agressivas, quando o líder deste grupo referiu mesmo que ia abandonar o local caso não houvesse artilharia a chegar, o que acabou por acontecer – mantendo-se estes combatentes no local.

Já do lado da Ucrânia, o coronel-geral Oleksandr Syrskyi, disse, esta segunda-feira, citado pela publicações internacionais que as forças ucranianas continuam a “avançar” perto de Bakhmut.

Leia Também: Força Aérea de Kyiv quer modernizar o sistema de defesa antiaéreo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório