Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Índia. Aberta investigação oficial ao pior acidente ferroviário do século

O pior acidente ferroviário na Índia deste século causou a morte 275 pessoas e deixou mais de mil feridos.

Índia. Aberta investigação oficial ao pior acidente ferroviário do século
Notícias ao Minuto

09:29 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

A investigação oficial ao acidente ferroviário na Índia iniciou esta segunda-feira, depois das investigações preliminares darem conta de que o acidente terá sido provocado por um erro no sistema de sinalização.

Um dos três comboios envolvidos (dois deles de passageiros), terá mudado de linha, o que causou a colisão que provocou pelo menos 275 mortos e 1.200 feridos, detalha a agência Reuters.

A circulação foi retomada em ambas as linhas ferroviárias 51 horas após o descarrilamento, revelou o Ministério dos Caminhos de Ferro na rede social Twitter, partilhando imagens de vários comboios a saírem de uma estação de noite, na presença de funcionários e trabalhadores.

O restabelecimento da circulação surge após a retirada dos escombros resultantes do acidente, que durou mais de um dia, após a conclusão da missão de busca e resgate das vítimas, disse o ministério.

De recordar que o acidente ocorreu às 19h20 locais (13h50 em Lisboa) de sexta-feira, perto de uma estação na localidade de Bahanaga, no estado de Odisha, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli. 

Dez a 12 vagões de um comboio descarrilaram e os destroços de alguns dos vagões caíram num trilho próximo, explicou o porta-voz da Indian Railways, Amitabh Sharma.

Esses destroços, acrescentou o responsável, atingiram outro comboio de passageiros, que viajava na direção oposta. Um terceiro comboio de carga também esteve envolvido no acidente.

Leia Também: "Havia corpos por toda a parte", conta sobrevivente da tragédia na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório