Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Havia corpos por toda a parte", conta sobrevivente da tragédia na Índia

Falou com o filho e disse-lhe que em breve estariam juntos e estava longe de imaginar que daí a pouco se veria rodeado de corpos. 

"Havia corpos por toda a parte", conta sobrevivente da tragédia na Índia
Notícias ao Minuto

15:39 - 04/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

Venkatesan, um soldado da BSF, de 39 anos, viajava num dos comboios envolvidos no acidente na Índia. Voltava para junto da família depois de meses em missão e veria a família em breve. 

Falou com o filho e disse-lhe que em breve estariam juntos e estava longe de imaginar que daí a pouco se veria rodeado de corpos. 

"Uma criança sentada ao meu lado rolou para debaixo do beliche. Felizmente a nossa carruagem não virou, mas outras ficaram completamente esmagadas. Se o acidente tivesse ocorrido enquanto as pessoas dormiam, haveria mais vítimas", recorda em declarações ao Times of India. 

Com o seu treino militar, começou a ajudar as pessoas. "Fiquei chocado. Parecia que tinha explodido uma bomba. Havia corpos por toda a parte. Foi assustador", conta. 

Na sexta-feira, pelo menos 288 pessoas morreram na sequência de uma colisão ferroviária na Índia, que envolveu três comboios diferentes, e que deixou o país em modo de emergência na tentativa de identificar as vítimas e de tentar fechar as feridas abertas.  
 
Os trabalhos de limpeza dos destroços ainda continuam no local do acidente, em Odisha, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli, e os feridos estão também a ser tratados.

Também as famílias das vítimas tentam reconhecer os seus entes queridos num centro temporário improvisado para esse efeito, no distrito de Balasore.

Neste domingo, o ministro da Ferrovia, Ashwini Vaishnaw, disse que o acidente terá sido provocado por um erro no sistema de sinalização, levando um dos comboios a mudar de linha. "Quem fez isto e quais as razões é algo que vai ser apurado durante a investigação", afirmou o ministro numa entrevista ao canal de televisão de Nova Deli, citado pela AP.

Leia Também: Papa pediu orações pelas vítimas do acidente ferroviário na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório