Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Dezenas de milhares de pessoas reunidas em protesto contra governo sérvio

Veja as imagens do protesto na galeria abaixo.

Notícias ao Minuto

23:31 - 03/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sérvia

Dezenas de milhares de sérvios juntaram-se a um protesto antigovernamental na capital do país, Belgrado, este sábado, culpando a cultura de violência vigente pela morte de 18 pessoas em dois tiroteios em massa, e apelando à demissão do ministro do Interior, reporta a Reuters.

O protesto aconteceu um mês após o primeiro destes tiroteios, a 3 de maio. Nesse dia, um adolescente matou dez pessoas numa escola primária. No dia seguinte, um homem de 21 anos matou oito pessoas numa cidade nos arredores de Belgrado.

Em resposta aos tiroteios, o governo do país anunciou que as férias escolares de verão começariam a 6 de junho - duas semanas antes do previsto.

Os partidos da oposição que organizaram o protesto - o quinto no espaço de um mês - afirmam que o governo da presidente Aleksandra Vucic não conseguiu combater a promoção da violência nos meios de comunicação social e permitiu que esta penetrasse, assim, na sociedade sérvia.

Durante a iniciativa deste sábado, reporta a Reuters, foi possível ouvir os manifestantes gritarem "Vucic, sai", erguendo cartazes com o slogan "Sérvia contra a violência".

Os presentes reivindicaram ainda a demissão do ministro do Interior, Bratislav Gasic, e do chefe dos Serviços Secretos, Aleksandar Vulin, bem como a suspensão imediata de todos os programas de televisão que promovam a violência.

Veja as imagens do protesto na galeria acima.

Leia Também: "Oferecemos o nosso apoio incondicional à Sérvia e aos sérvios"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório