Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Espanhola e o "choque" cultural de viver em Portugal: "São muito lentos"

Estudante revela o que mais a surpreendeu desde que está em Portugal. Vídeo já é viral.

Espanhola e o "choque" cultural de viver em Portugal: "São muito lentos"
Notícias ao Minuto

20:27 - 02/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo TikTok

Uma estudante espanhola, que está a fazer Erasmus em Portugal, recorreu às redes sociais para contar o que mais a surpreendeu desde que chegou ao nosso país.

O vídeo, que foi divulgado na quinta-feira no TikTok, já se tornou viral e conta com milhares de visualizações em poucas horas.

A jovem, que se chama Zulema Romero, começa por notar que, como Portugal "está ao lado" de Espanha, é "normal" que muitas pessoas pensem que os países são muito parecidos, contudo, a viver no nosso país, a jovem diz que encontra todos os dias coisas que a fazem questionar esta ideia.

Assim, começa por partilhar os "choques culturais" que teve como espanhola em Portugal.

Em primeiro lugar, assinala que o calendário em Portugal começa aos domingos, ao contrário de Espanha, onde, geralmente, começa à segunda-feira. Além disso, considera estranha a forma como em Portugal se "enumeram" os dias da semana: segunda-feira, terça-feira, etc. "Muito estranho", refere.

Além disso, a jovem indica que descobriu que a palavra "espantosa", que em espanhol significa assustador, tem um significado diferente em Portugal, algo que achou "muito engraçado".

Outra diferença está nos produtos que não encontra nos supermercados portugueses, como Fanta de limão, tomate frito e lentilhas em conserva.

"Os portugueses são muito lentos a trabalhar. Em qualquer bar, café, é como se eles levassem tudo no seu tempo. Além disso, chegam sempre tarde aos sítios", apontou. "Isto é algo que me deixa feliz. Essa fama que nós os espanhóis temos de que chegamos sempre tarde? Pois, não. Um português vai superar-te sempre em chegar tarde", acrescentou ainda, referindo que essa parte a favorece, uma vez que assim não é a última a chegar aos locais.

Outra coisa que surpreendeu a estudante é a importância do apelido em Portugal. A jovem explica que se chama Zulema Romero Sanz e que em Portugal é Zulema Sanz. Em Espanha é dada mais relevância ao Romero.

Em Portugal, nota a estudante, as pessoas comem mais cedo, por volta das 12h00 ou 12h30. O mesmo acontece ao jantar. "Vais a qualquer sítio às 14h00, que é a hora de comer em Espanha, e tens todas as cozinhas fechadas", sublinha.

Outra coisa que a incomodou é o facto de os portugueses beberem café depois de jantar, mas também o elevado "nível de açúcar" que consomem. "Uma loucura, estão sempre a comer doce. Produzem muitos doces e comem muitos doces", afirma.

Além disso, os portugueses, como noutros países, destaca, têm o hábito de ver muitas séries e filmes na versão original, o que lhes dá "uma facilidade incrível para os idiomas". Segundo a estudante, quando diz que em Espanha a maioria é dublado, "olham-na com estranheza".

Por último, uma das coisas que mais difíceis para ela, é que em Portugal não é comum consumir rum nas saídas à noite, algo comum em Espanha.

O vídeo conta também com inúmeros comentários, com vários utilizadores a partilhar as suas experiências.

@zulemaromeero Aún así, me encanta este país ️ #choquesculturales sonido original - Zulema Romero

Leia Também: "Linda". Aos 99 anos, conquistou redes sociais ao pedir desejo à neta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório