Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento com maioria liderada por Erdogan e recorde da quota feminina

O parlamento turco saído das eleições de 14 de maio ficou hoje constituído por sete partidos, destacando-se a aliança liderada pelo presidente Recep Tayyip Erdogan e o recorde histórico da quota feminina.

Parlamento com maioria liderada por Erdogan e recorde da quota feminina
Notícias ao Minuto

16:49 - 02/06/23 por Lusa

Mundo Turquia

A grande novidade é a presença de cinco deputados do Yeniden Refah (ultraconservador e religioso), aliado do presidente Recep Tayyip Erdogan, e a quota recorde de 20 por cento de mulheres no parlamento

O AKP conseguiu 268 lugares, 27 a menos do que na passada legislatura, mas o suficiente para conseguir a maioria absoluta em coligação com o Partido do Movimento Nacionalista (MHP), que conquistou 50 assentos no parlamento, e com o Yeniden Refah.

O segundo classificado nas eleições, o social-democrata CHP, elegeu 169 deputados e a terceira formação, o Partido da Esquerda Verde, conseguiu 61 lugares, aos quais se juntam os quatro lugares conquistados pelo seu aliado de esquerda TIP.

O nacionalista IYI, aliado do CHP, tem 43 deputados no parlamento turco.

Com 121 mulheres num total de 600 deputados, esta formação é a que conta com maior presença feminina na história da Turquia, em comparação com 101 em 2018 e 84 em 2015.

Quase metade dos assentos do Partido da Esquerda Verde são ocupados por mulheres, contra 19% no caso do AKP, 17% no CHP e 13% no IYI.

No MHP há apenas quatro mulheres entre os 50 deputados eleitos e o ultraislâmico Yeniden Refah é composto apenas por homens.

O Conselho Supremo Eleitoral (YSK) da Turquia confirmou na terça-feira a vitória nas eleições legislativas de 14 de maio da aliança de partidos liderada pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que conseguiu uma maioria absoluta.

Leia Também: Erdogan anuncia objetivo de criar "faixa de segurança e paz" na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório