Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Erdogan anuncia objetivo de criar "faixa de segurança e paz" na Turquia

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje como objetivo para o seu novo mandato presidencial a criação de uma "faixa de segurança e paz" em torno da Turquia, especialmente perante a invasão russa da Ucrânia.

Erdogan anuncia objetivo de criar "faixa de segurança e paz" na Turquia
Notícias ao Minuto

16:19 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Turquia

"O nosso objetivo é criar esta faixa, seja da Europa até ao mar Negro, desde o Cáucaso até ao Médio Oriente ou ao norte de África", declarou, num discurso em que voltou a agradecer ao eleitorado pela vitória na segunda das eleições presidenciais realizada no domingo.

Nesse sentido, sublinhou que os verdadeiros vencedores "desta maratona de eleições" são "a democracia turca e a nação", noticiou a agência estatal Anatolia.

Assegurando que vai avaliar o processo eleitoral "em todos os seus aspetos", Erdogan admitiu estar consciente de que o país atravessa uma "escolha de destino", mas que a "sabedoria anatólica voltou a prevalecer sobre a engenharia política".

"Os esforços para acabar com a política através do terrorismo não deram frutos", observou.

"Todos os cidadãos que considerem que pertencem a esta terra ganharam estas eleições", sustentou Erdogan, no poder na Turquia há 20 anos, acrescentando: "Apesar de todas as provocações durante a campanha e da propaganda (...) ganhámos".

Aplaudiu, em seguida, que a aliança de partidos que lidera "tenha recebido uma segunda oportunidade nas urnas", ao mesmo tempo sustentando que existe uma "falta de oposição" na Turquia.

Leia Também: Conselho eleitoral confirma maioria absoluta parlamentar de Erdogan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório