Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Irão. Forças abrem fogo contra manifestação, há registo de vários feridos

As forças de segurança iranianas feriram várias pessoas quando abriram fogo contra um protesto desencadeado pela morte de um jovem estudante após a sua libertação, denunciaram hoje grupos de defesa de direitos humanos.

Irão. Forças abrem fogo contra manifestação, há registo de vários feridos
Notícias ao Minuto

15:46 - 02/06/23 por Lusa

Mundo Irão

Os protestos eclodiram na noite de quinta-feira em Abdanan, na província ocidental de Ilam, povoada por curdos, de acordo com várias organizações não-governamentais (ONG).

As pessoas saíram às ruas para expressar a sua fúria após a morte, no final de maio, de Bamshad Soleimankhani, de 21 anos, poucos dias após a sua libertação da prisão.

Imagens de vídeo hoje divulgadas mostram pessoas a marchar nas ruas a entoar frases de ordem contra o regime iraniano quando se ouve o som de tiros. As mesmas imagens mostram manifestantes feridos.

Não foi possível verificar de imediato a autenticidade das imagens, segundo as agências internacionais.

De acordo com as organizações de defesa dos direitos humanos, pelo menos 25 pessoas ficaram feridas.

Uma vaga de protestos eclodiu em setembro no Irão após a morte de Mahsa Amini, uma jovem iraniana curda que foi detida pela chamada polícia da moralidade por alegadamente usar de forma inadequada o véu islâmico ('hijad').

Agora, embora as iniciativas de protesto sejam menos intensas do que no auge do movimento, no final do ano passado, as manifestações espontâneas de rua têm vindo a multiplicar-se.

Leia Também: Irão liberta dois cidadãos austríacos após anos de prisão por espionagem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório