Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Com eleições à porta, Sánchez adia discurso no Parlamento Europeu

O Palácio da Moncloa questionou o Parlamento Europeu, no passado dia 30 de maio, se poderia adiar o discurso do primeiro-ministro espanhol.

Com eleições à porta, Sánchez adia discurso no Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

14:06 - 02/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Parlamento Europeu

O governo espanhol quer que Pedro Sánchez adie o discurso que tinha planeado para o dia 10 de julho, no Parlamento Europeu.

Em causa, está o facto de a presença de Sanchez em Estrasburgo acontecer apenas dez dias antes das eleições antecipadas em Espanha.

Manfred Weber, líder Partido Popular Europeu, considera que seria mais construtivo que um presidente "recém-eleito" apresentasse a agenda após as eleições. Posto isto terá enviado, esta sexta-feira, à presidente do Parlamento, Roberta Metsola um pedido para que o discurso fosse adiado.

Já mais tarde, foi o próprio Governo espanhol a anunciar que ele próprio estaria interessado em atrasar a data do discurso, refere o El Pais. 

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, iria aproveitar o discurso para explicar quais são as prioridades da presidência espanhol no conselho europeu. Estando as eleições antecipadas previstas para 23 de julho, o PPE e o governo querem que a sua apresentação aconteça em setembro.

Recorde-se que a derrota do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) - liderado por Sánchez - e dos outros partidos da esquerda espanhola nas eleições municipais e regionais, realizadas no domingo, levou o primeiro-ministro a dissolver o parlamento na segunda-feira e a convocar eleições legislativas antecipadas.

Leia Também: Sánchez apela à mobilização contra a direita e a extrema-direita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório