Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Capitólio. Membro dos Oath Keepers condenado a mais de 4 anos de prisão

Um membro da organização de extrema-direita Oath Keepers, da equipa de segurança do antigo conselheiro do ex-presidente Donald Trump, Roger Stone, antes de invadir o Capitólio, foi hoje condenado a mais de quatro anos de prisão.

Capitólio. Membro dos Oath Keepers condenado a mais de 4 anos de prisão
Notícias ao Minuto

19:23 - 01/06/23 por Lusa

Mundo EUA

Roberto Minuta, que foi visto num vídeo a proteger Roger Stone horas antes do motim de 06 de janeiro de 2021, está entre seis membros do Oath Keeper condenados por jurados por conspiração sediciosa, acusado de conspiração para impedir a transferência de poder de Donald Trump para o Presidente Joe Biden após a eleição de 2020.

Este é o terceiro Oath Keeper a receber pena pela acusação mais séria que o Departamento de Justiça apresentou no ataque ao Capitólio, a de conspiração sediciosa.

Roberto Minuta disse ao juiz distrital dos EUA Amit Mehta que tem vergonha das suas ações e renegou os Oath Keepers.

"As minhas emoções tomaram conta de mim e estou profundamente arrependido", disse, adiantando ter sido "enganado e ingénuo".

Antes de proferir a sentença de quatro anos e seis meses, o juiz disse a Roberto Minuta que a lei não permite que ninguém "pegue em armas para lutar contra o seu governo".

O fundador do Oath Keepers, Stewart Rhodes, foi condenado na semana passada a 18 anos de prisão, a sentença mais longa até agora em centenas de casos relacionados com os distúrbios no Capitólio.

Kelly Meggs, que liderou o grupo na Florida, foi condenada a 12 anos.

As sentenças dos Oath Keepers acontecem semanas após os líderes de outro grupo de extrema-direita -- os Proud Boys -- serem condenados pelo ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.

Leia Também: Dois membros dos Oath Keepers condenados pela invasão do Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório