Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"O lugar de direito da Ucrânia é na NATO", afirmou Sunak

Sunak reiterou estar "orgulhoso" do apoio do Reino Unido à Ucrânia, salientando que "estamos aqui para ficar", lado a lado, com o povo ucraniano.

"O lugar de direito da Ucrânia é na NATO", afirmou Sunak
Notícias ao Minuto

16:55 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou esta quinta-feira que o "lugar de direito da Ucrânia é na NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]" e que o seu país estará "por muitos anos" ao lado do país que foi cruelmente invadido pela Rússia.

"Concordo com o secretário-geral da NATO que o lugar de direito da Ucrânia é na NATO e também estamos a conversar com a Ucrânia agora para garantir que eles tenham todo o apoio de que precisam para uma contra ofensiva bem-sucedida", referiu o primeiro-ministro britânico em declarações aos jornalistas na Cimeira da Comunidade Política Europeia, que se realiza na Moldova.

Sunak reiterou estar "orgulhoso" do apoio constante e continuado do Reino Unido à Ucrânia, salientando que "estamos aqui para ficar" lado a lado com o povo ucraniano.

"Queremos ter a certeza de que implementamos medidas de segurança para a Ucrânia a longo prazo, então enviamos um sinal muito forte a Vladimir Putin de que não vamos a lugar nenhum, estamos aqui para ficar e continuaremos a apoiar a Ucrânia - não apenas agora, mas por muitos anos no futuro", referiu Sunak.

Recorde-se que a Moldova acolhe hoje a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, a plataforma de cooperação para a segurança e estabilidade da Europa, com líderes da União Europeia (UE) e de outros países, agora focada na paz e energia.

Convidado de honra, Volodymyr Zelensky era uma presença esperada, mas sem confirmação até ao último momento, e foi o primeiro a chegar à cimeira da Comunidade Política Europeia, logo após a anfitriã, a presidente moldava, Maia Sandu.

Portugal está representado na ocasião pelo chefe de Governo, António Costa.

Leia Também: "Lado a lado". As imagens do encontro (e do abraço) de Costa e Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório