Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Lado a lado". As imagens do encontro (e do abraço) de Costa e Zelensky

Primeiro-ministro reforçou apoio de Portugal à Ucrânia e defendeu que a Rússia "não pode ganhar" a guerra.

Notícias ao Minuto

15:56 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, recorreu às redes sociais, esta quinta-feira, para destacar o encontro que teve com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a quem reiterou o "apoio militar, político, diplomático e humanitário" de Portugal à Ucrânia. O encontro decorreu à margem da segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, na Moldova.

"Tive hoje um encontro muito útil com o Presidente Zelensky, a quem reiterei o nosso apoio militar, político, diplomático e humanitário", escreveu António Costa, numa publicação divulgada no Twitter.

"Continuamos lado a lado com a Ucrânia na defesa da sua integridade territorial e do direito internacional, e na procura de uma paz justa e duradoura. Para isso ser possível, a Rússia não pode ganhar esta guerra", acrescentou ainda o primeiro-ministro português, partilhando várias imagens do encontro em questão, inclusivamente uma onde surge a abraçar o chefe de Estado ucraniano.

Pode ver as imagens do encontro na fotogaleria acima.

Recorde-se que a Moldova acolhe hoje a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, a plataforma de cooperação para a segurança e estabilidade da Europa, com líderes da União Europeia (UE) e de outros países, agora focada na paz e energia.

Convidado de honra, Volodymyr Zelensky era uma presença esperada, mas sem confirmação até ao último momento, e foi o primeiro a chegar à cimeira da Comunidade Política Europeia, logo após a anfitriã, a presidente moldava, Maia Sandu.

Portugal está representado na ocasião pelo chefe de Governo, António Costa.

Leia Também: Kremlin vai construir 'bunker' para altos funcionários do Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório