Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'Plataforma 9 e 3/4' da saga Harry Potter é Melhor Ilusão de Ótica do Ano

Construção imita o efeito da cena do filme em que os protagonistas atravessam uma parede da estação de comboios de King's Cross, em Londres.

'Plataforma 9 e 3/4' da saga Harry Potter é Melhor Ilusão de Ótica do Ano
Notícias ao Minuto

12:55 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ilusão de ótica

Uma simples - mas caricata - construção em papel e cartão conquistou o prémio de Melhor Ilusão de Ótica do ano de 2023.

Inspirada na saga de filmes do feiticeiro Harry Potter, a construção representa a famosa 'Plataforma 9 e 3/4' da estação de comboios de King's Cross, em Londres, onde os protagonistas do filme atravessam uma parede para chegar ao mundo paralelo à capital britânica, onde a magia é a norma.

Com recurso a efeitos de luz e sombras, e tal como pode verificar no vídeo que acompanha abaixo esta notícia, os criadores desta ilusão conseguiram fazer com que, aparentemente, miniaturas de veículos como um carro e uma mota 'atravessem' a parede de tijolo pintada no cartão.

Na realidade, há um buraco em pleno centro da 'parede', que está alinhado, na parte traseira, com um desenho idêntico ao restante padrão de tijolo, criando a ilusão de que o buraco, na realidade, não existe.

Comprove por si mesmo:

O concurso vai já na sua 18.ª edição anual e é organizado pelos neurocientistas da Sociedade de Correlação Neural, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à promoção da investigação científica sobre as correlações neurais de perceção e cognição.

A ilusão vencedora foi escolhida através de uma votação livre online, num grupo de 10 finalistas.

Leia Também: "Ilusão de ótica" nesta ciclovia de Inglaterra já fez 59 vítimas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório