Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Aos 85 anos, mulher percorre a Escócia em bicicleta em memória dos filhos

A aventura de Granny Mave chegou ao fim no domingo, quando a mulher, que celebrou o seu 85.º aniversário durante o desafio, foi recebida por uma multidão no farol de Mull of Galloway.

Aos 85 anos, mulher percorre a Escócia em bicicleta em memória dos filhos
Notícias ao Minuto

12:26 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Escócia

Mavis Paterson, mais conhecida como 'Granny Mave', percorreu a Escócia de bicicleta em memória dos filhos falecidos. Percorrendo um total de 1.600 quilómetros, a mulher de 85 anos angariou também cerca de 60 mil libras (69.490 euros) para a Macmillan Cancer Support, uma associação britânica de apoio a pessoas com cancro.

A idosa de Auchenmalg, em Wigtownshire, ‘arrancou’ no final de abril, altura em que pedalou até à costa Thurso, regressando a casa através de Fife.

A aventura de 'Granny Mave' chegou ao fim no domingo, quando a mulher, que celebrou o seu 85.º aniversário durante o desafio, foi recebida por uma multidão no farol de Mull of Galloway.

Adepta do ciclismo, a idosa dedicou a viagem a Sandy, que morreu de ataque cardíaco, em 2012, a Katie, que perdeu a vida na sequência de uma pneumonia viral, em 2013, e a Bob, que morreu num acidente, em 2016.

“Tive uma viagem maravilhosa. Estou em casa agora e sinto-me um pouco triste que tenha acabado”, confessou, em declarações à Sky News.

'Granny Mave' foi acompanhada pela amiga Jackie, que pedalou mais de 700 milhas (cerca de 1.127 quilómetros) consigo.

“Divertimo-nos muito. Rimos e chorámos juntas”, disse.

Ainda assim, a aventura teve, também, maus momentos. Um deles aconteceu em Fort William, quando a mulher foi atingida pelo “vento contrário mais horrível”, que quase a fez cair da bicicleta.

Apesar de tudo, 'Granny Mave' mostrou-se agradecida pelo apoio de que foi alvo, salientando que nunca esquecerá “a bondade” que recebeu “de perfeitos estranhos”.

A idosa estava, também, determinada a acabar a aventura em memória dos filhos, e para ajudar a associação. Na verdade, a ciclista e Jackie estão já a planear um novo desafio, até ao arquipélago Hébridas.

Há mais de duas décadas que a mulher angaria fundos para a Macmillan Cancer Support, depois de ter perdido a mãe e a irmã para doenças oncológicas. Com este novo desafio, a idosa já amealhou um total de 155 mil libras (cerca de 179.461 euros).

Em 2019, 'Granny Mave' tornou-se a mulher mais velha a percorrer o Reino Unido de bicicleta, de Land’s End até John O’Groats, naquela que foi uma viagem de mais de 1.400 quilómetros. Já no ano anterior, completou uma prova de 24 horas a pedalar.

Leia Também: Sexo, xerez, chocolate. Os 'ingredientes' da vida longa desta centenária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório