Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

ONU. Conselho de Segurança renova mandato de missão no Iraque por um ano

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) renovou hoje, por unanimidade, o mandato da Missão de Assistência no Iraque (UNAMI, na sigla em inglês) por um ano, até 31 de maio de 2024.

ONU. Conselho de Segurança renova mandato de missão no Iraque por um ano
Notícias ao Minuto

16:23 - 30/05/23 por Lusa

Mundo ONU

A resolução que renova o mandato foi adotada com 15 votos favoráveis de todos os Estados-membros que integram o Conselho de Segurança e mantém as tarefas centrais da UNAMI.

Apesar do consenso que geralmente une o Conselho de Segurança em torno do apoio à UNAMI, existe um sentimento amplamente partilhado entre os membros deste órgão da ONU de que a configuração de longo prazo do mandato deve ser revista à luz da melhoria da situação política e de segurança no Iraque. 

Esta posição é corroborada pelo Governo iraquiano, conforme manifestado numa carta de 18 de maio do ministro dos Negócios Estrangeiros do Iraque, Fuad Hussein, enviada ao secretário-geral da ONU, António Guterres.

Nesse sentido, foi solicitado ao secretário-geral que conduza e forneça ao Conselho de Segurança, até 31 de março de 2024, uma revisão estratégica independente da UNAMI, em consulta com o Governo do Iraque, além da ONU, Estados-membros, organizações regionais, especialistas independentes, sociedade civil e o executivo do Kuwait, devido à questão do desaparecimento de propriedades e cidadãos kuwaitianos.

As negociações em torno deste projeto de resolução foram lideradas pelos Estados Unidos da América.

Leia Também: Assembleia-Geral da ONU elege novo presidente na quinta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório