Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Operação policial mata pelo menos 33 militantes armados na Índia

As autoridades da Índia anunciaram a morte de pelo menos 33 alegados militantes armados em diferentes áreas do estado de Manipur, no nordeste do país, que foi foi palco no início do mês de confrontos étnicos.

Operação policial mata pelo menos 33 militantes armados na Índia
Notícias ao Minuto

07:57 - 29/05/23 por Lusa

Mundo Índia

O líder do governo de Manipur, Nongthombam Biren Singh, disse no domingo que alguns militantes foram detidos: "Estamos a tentar encontrar os culpados, os militantes que estão a atacar civis".

O governante insistiu que os confrontos ocorreram entre "desordeiros armados e forças de segurança, não entre comunidades", pelo que pediu à população de Manipur "que mantenha a calma e permaneça unida".

O chefe do exército da Índia, o general Manoj Pandey, chegou à capital de Manipur, Imphal, no sábado para tentar implementar uma estratégia para pôr um fim à violência, avançou o jornal New Indian Express.

Cerca de 23 mil pessoas fugiram da violência étnica que abalou o estado indiano a 03 de maio e fez, pelo menos, 54 mortos, após uma marcha de protesto organizada por um grupo tribal ter levado a confrontos, nos quais automóveis e casas foram incendiados.

O exército mobilizou milhares de soldados em Manipur, estado fronteiriço com Myanmar (antiga Birmânia), e deu ordem para disparar indiscriminadamente em "casos extremos". Toques de recolher foram impostos e a internet foi cortada.

Vários grupos tribais estão insatisfeitos com a perspetiva de ver a comunidade Meitei, maioritária no estado, reconhecida como "tribo classificada", uma designação que lhes daria acesso a uma cota de empregos públicos e vagas no Estado.

O nordeste da Índia tem visto décadas de turbulência entre grupos étnicos e separatistas que procuram maior autonomia e até secessão.

Pelo menos 50 mil pessoas foram mortas em Manipur desde a década de 1950. Os conflitos diminuíram ao longo dos anos, com muitos grupos a fazerem acordos com Nova Deli para obterem mais poder.

Leia Também: Modi inaugura novo parlamento apesar de boicote da oposição na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório