Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Modi inaugura novo parlamento apesar de boicote da oposição na Índia

O governo ultranacionalista do primeiro-ministro tem sido acusado, ao longo dos últimos anos, de reprimir a oposição, a democracia, as minorias étnicas na Índia e de gastar demasiado dinheiro no projeto.

Modi inaugura novo parlamento apesar de boicote da oposição na Índia
Notícias ao Minuto

18:10 - 28/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

O novo edifício do parlamento indiano foi inaugurado este domingo com pompa e circunstância, mas o parlamento em si esteve quase vazio, após os principais partidos da oposição terem-se unido num boicote à cerimónia do partido ultranacionalista hindu de Narendra Modi, que tem protagonizado um governo autoritário e de repressão das várias minorias étnicas na Índia.

Modi, que procurará ser eleito pela terceira vez nas eleições deste ano (naquele que é o maior ato eleitoral do mundo), encabeçou a cerimónia, que contou com autoridades Hindu e com hinos religiosos. No entanto, o evento foi amplamente criticado por não considerar a representação da vasta população muçulmana no país, além de outras religiões, e por não contar com o presidente e chefe de Estado, Droupadi Murmu.

Na inauguração, Modi esperou que "este icónico edifício seja o berço do empoderamento, criando sonhos e transformando-os em realidade".

Pelo menos 19 partidos da oposição faltaram à inauguração que, além da presença de líderes religiosos, coincidiu ainda com o aniversário da ideologia nacionalista do partido de Modi, o Bharatiya Janata.

Num comunicado conjunto divulgado na quarta-feira, citado pela NBC News, os partidos criticaram a decisão de Modi inaugurar o local como um "grave insulto" à democracia indiana, ao substituir-se ao chefe de Estado, considerando que o governo "desqualificou, suspendeu e silenciou" os restantes deputados.

"Quando a alma da democracia foi sugada do parlamento, consideramos que não há valor no novo edifício", atiraram os partidos.

O edifício, construído sob a forma de uma pirâmide, custou cerca de 120 milhões de dólares (quase 112 milhões de euros) e faz parte de um projeto de 2,6 mil milhões de euros para reestruturar os edifícios governamentais em Nova Deli, criados durante a ocupação colonial britânica. No projeto estão incluídos ministérios, departamentos de estado e a residência privada do primeiro-ministro.

No entanto, o vasto projeto foi também criticado por arquitetos, peritos e ambientalistas, que explicaram que os edifícios não são ecologicamente responsáveis e que são uma ameaça ao legado multicultural da Índia, além de fazerem parte do grande plano ultranacionalista Hindu de Narendra Modi.

Vários partidos questionaram também o valor avultado das obras, que foi crescendo em 2021, numa altura em que a Índia enfrentava uma vaga extremamente mortífera de Covid-19. 

Leia Também: Modi planeia reunir-se com Zelensky durante cimeira do G7

Recomendados para si

;
Campo obrigatório