Detidas mais de 1.500 pessoas em protesto climático nos Países Baixos
Manifestantes bloquearam parte de uma autoestrada e foram reprimidos pelas autoridades, com recurso a canhões de água.

© Oscar Brak/NurPhoto via Getty Images

Mundo Países Baixos
A polícia neerlandesa deteve, no sábado, mais de 1.500 manifestantes que se juntaram ao grupo de ativismo climático 'Extinction Rebellion', bloqueando parte da autoestrada A12 em Haia.
O grupo fez ouvir as suas críticas contra os subsídios que o governo neerlandês entrega a empresas do setor dos combustíveis fósseis.
As autoridades, conta o jornal The Guardian, detiveram 1.579 pessoas no protesto, das quais 40 terão de responder perante a justiça por alegados crimes de vandalismo. Os manifestantes foram ainda reprimidos com recurso a canhões de água.
Várias celebridades neerlandesas marcaram presença na manifestação, entre elas Carice van Houten, mais conhecida pelo seu papel como Melisandre na série de televisão 'Guerra dos Tronos'. Van Houten foi uma das detidas, mas já estará em liberdade.
Esta foi a sétima demonstração organizada pelo grupo 'Extinction Rebellion' neste mesmo local, mas nunca antes tinham sido detidos tantos manifestantes. “Vamos ficar aqui até que nos arrastem para longe”, disse a estudante de pós-graduação Anne Kerevers, de 31 anos, acrescentando, à AFP: "A mudança climática é uma crise em andamento e sabemos a causa e ainda está a ser subsidiada pelo nosso governo e tem de parar."
Por sua vez, as autoridades alegaram que emitiram vários avisos prévios aos manifestantes para dispersarem, antes de recorrer aos canhões de água.
Leia Também: Berlim nega que crítica de Scholz a ecologistas motivasse ação policial
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários