Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 26º

Armas nucleares? "Não podemos deixar que última chantagem nos detenha"

As palavras são da líder da oposição bielorrussa exilada, Svetlana Tikhanovskaya, após o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, ter anunciado que a Rússia começou a transferir armas nucleares para o seu país, cumprindo o anúncio feito em março pelo líder russo, Vladimir Putin.

Armas nucleares? "Não podemos deixar que última chantagem nos detenha"
Notícias ao Minuto

22:37 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Svetlana Tikhanovskaya

A líder da oposição bielorrussa exilada, Svetlana Tikhanovskaya, defendeu, esta quinta-feira, que a transferência de armas nucleares da Rússia para o seu país representa uma ameaça para a Europa e a Ucrânia.

"Hoje, o regime da Bielorrússia assinou um acordo com a Rússia sobre o uso de armas nucleares. Isso não apenas colocará em risco a vida dos bielorrussos, mas também criará uma nova ameaça contra a Ucrânia e toda a Europa", referiu Tikhanovskaya, num vídeo partilhado na rede social Twitter.

Segundo Svetlana, "a maioria [das armas] é tão poderosa quanto a bomba atómica que matou 140 mil pessoas em Hiroshima". "A precipitação radioativa será muito pior do que a contaminação que os bielorrussos experienciaram após o desastre de Chernobyl em 1986", continuou.

"Desde o início da invasão russa em grande escala à Ucrânia, Putin usou o seu arsenal nuclear para intimidar o mundo. Como o exército russo se mostrou ineficaz, ele está a jogar a última carta que tem", frisou.

Svetlana deixa ainda um alerta: "Não podemos deixar que esta última chantagem nuclear nos detenha. Todos merecemos viver numa Europa livre e segura. Vamos tornar isso realidade".

Recorde-se que o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, anunciou, esta quinta-feira, que a Rússia começou a transferir armas nucleares para o seu país, cumprindo o anúncio feito em março pelo líder russo, Vladimir Putin.

Leia Também: Moscovo já começou a transferir armas nucleares para a Bielorrússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório