Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Ucrânia? "UE espera que China desempenhe papel" para "promover paz justa"

"A Ucrânia está a exercer o direito de legítima defesa e a União Europeia está empenhada em apoiar a Ucrânia a longo prazo", disse o secretário-geral adjunto do Serviço Europeu de Ação Externa, Enrique Mora, segundo o comunicado da Comissão Europeia.

Ucrânia? "UE espera que China desempenhe papel" para "promover paz justa"
Notícias ao Minuto

16:26 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Comissão Europeia pediu novamente à China, esta quinta-feira, que desempenhe um papel construtivo no estabelecimento da paz na Ucrânia, depois de o secretário-geral adjunto do Serviço Europeu de Ação Externa, Enrique Mora, ter-se reunido, em Bruxelas, com o enviado especial do governo Chinês para os Assuntos Eurasiáticos, Li Hui.

"A UE espera que a China, enquanto membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, desempenhe um papel construtivo (...) e recorde a necessidade de respeitar os princípios da soberania, independência, integridade territorial, impedindo o derramamento de sangue e o ataque indiscriminado contra civis, retirando imediata e incondicionalmente todas as forças e equipamentos militares de todo o território da Ucrânia dentro das suas fronteiras reconhecidas internacionalmente", disse a Comissão Europeia em comunicado, citado pela Reuters.

A mesma nota dá conta que os dois lados discutiram a agressão da Rússia contra a Ucrânia e as formas de "promover uma paz justa e sustentável". "Mora enfatizou a total responsabilidade da Rússia pela agressão não provocada e injustificada contra a Ucrânia, representando um desafio fundamental para a estabilidade, segurança e prosperidade regional e global", lê-se.

"A Ucrânia está a exercer o direito de legítima defesa e a União Europeia está empenhada em apoiar a Ucrânia a longo prazo", frisou ainda Mora.

O comunicado finaliza a esclarecer que "os dois lados concordaram em trabalhar no sentido de alcançar uma paz duradoura na Ucrânia".

Na semana passada, Li Hui visitou a Ucrânia e encontrou-se com o presidente Volodymyr Zelensky numa viagem pela Europa que Pequim anunciou como um esforço para promover negociações de paz e um acordo político. Li Hui planeia ainda visitar a Rússia na sexta-feira.

Leia Também: Rússia mobiliza milhares de camas em hospitais civis para feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório