Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Buscas por Maddie relacionadas com Brueckner. Por que é ele suspeito?

Homem foi constituído arguido, no caso do desaparecimento da menina britânica, em 2022.

Buscas por Maddie relacionadas com Brueckner. Por que é ele suspeito?
Notícias ao Minuto

11:58 - 23/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Maddie McCann

A Polícia Judiciária (PJ) iniciou esta terça-feira buscas na barragem do Arade (distrito de Faro) relacionadas com o desaparecimento de Madeleine McCann, há 16 anos.

Também hoje, as autoridades alemãs emitiram um comunicado indicando que  estão a ser "tomadas ações relacionadas com o processo penal em curso em Portugal". Já o procurador alemão Hans Christian Wolters confirmou à BBC, que as buscas foram solicitadas pelas autoridades alemãs no âmbito da investigação ao desaparecimento da menina britânica e, também, das acusações que pendem sobre o alemão Christian Brueckner.

Christian Brueckner, recorde-se, foi identificado com o principal suspeito no desparecimento da menina na Praia da Luz, no Algarve, em 2007. Sabe-se que a barragem do Arade era um local frequentado pelo homem.

O que faz de Christian Brueckner suspeito no caso Maddie?

O alemão Christian Brueckner foi, em maio de 2022, constituído arguido pelo Ministério Público pelo desaparecimento de Madeleine McCann. O nome do alemão surgiu pela primeira vez na lista de suspeitos no rapto de Maddie em junho de 2020.

Segundo as autoridades, Brueckner terá vivido no Algarve durante períodos entre 1995 e 2007 e registos telefónicos colocam-no na área da Praia da Luz no dia em a criança inglesa desapareceu. Na altura, o alemão estaria a viajar pela zona sul do país numa carrinha branca e amarela.

Testemunhas reportam ter visto um homem com características semelhantes a Brueckner com uma criança junto ao resort onde a família McCann estava alojada.

Já o arguido alega que estava na companhia de uma mulher alemã, a quilómetros de distância, e nega qualquer envolvimento no desaparecimento da menina. 

Brueckner, nasceu na Alemanha em 1976, mas mudou-se para Portugal durante o início da idade adulta, escreve a BBC.

Há dois anos, foi acusado de ter violado de uma mulher irlandesa na Praia da Luz, em 2004, três antes do desaparecimento da menina. O mesmo homem já foi julgado em 2019 por ter violado uma mulher de 72 anos no Algarve. Encontra-se atualmente a cumprir pena de prisão por tráfico de droga em Kiel, na Alemanha.

Leia Também: Buscas por Maddie McCann envolvem dezenas de agentes na barragem do Arade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório