Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Primeiro 'scan' completo em 3D mostra Titanic como nunca foi antes visto

A embarcação está a 3.800 metros de profundidade no oceano Atlântico.

Primeiro 'scan' completo em 3D mostra Titanic como nunca foi antes visto
Notícias ao Minuto

10:40 - 22/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Titanic

O mundo ficou na semana passada a conhecer o Titanic, o famoso cruzeiro que se afundou no início do século XX, com um detalhe que nunca antes tinha sido visto. Um 'scan' inteiro do navio permitiu criar uma reprodução em 3D, fidedigna e com direito a detalhes, que tem maravilhado os investigadores.

O cruzeiro afundou-se em 1912, após ter embatido contra um icebergue no Atlântico Norte, na sua viagem inaugural entre Southampton e Nova Iorque, resultando na morte de mais de 1.500 pessoas. Atualmente, está localizado precisamente no local onde se afundou, a 3.800 metros de profundidade.

"Ainda há questões básicas sobre o navio que precisam de ser respondidas", disse à BBC um especialista do caso, que ficou imortalizado pelo filme homónimo de James Cameron.

Este novo modelo em 3D é, disse o mesmo, "um dos primeiros grandes passos para levar a história do Titanic para uma investigação baseada em factos". Para o criar, a empresa Magellan Ltd utilizou submarinos, controlados remotamente por uma equipa que estava num barco próximo, que tiraram mais de 700 mil fotografias de vários ângulos.

O processo demorou mais de 200 horas, tal é a dimensão do navio, que até agora tinha sido fotografado só parcialmente.

Leia Também: Publicadas imagens inéditas da expedição ao Titanic em 1986. Ora veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório