Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Benim ordena investigação a ataque que matou pelo menos 15 pessoas

O Presidente do Benim, Patrice Talon, ordenou uma investigação sobre os recentes ataques que mataram cerca de 15 pessoas no norte do país, revelou hoje o Governo, denunciando atos "criminosos".

Benim ordena investigação a ataque que matou pelo menos 15 pessoas
Notícias ao Minuto

11:08 - 04/05/23 por Lusa

Mundo Benim

As autoridades beninenses raramente comunicam sobre os ataques que atingem o norte do país, onde o exército tenta repelir as incursões de grupos terroristas alicerçados no vizinho Burkina Faso.

Segundo fontes locais e de segurança, contactadas pela agência France-Presse, sete aldeões da cidade de Kerou foram abatidos por homens armados, na noite de segunda-feira, e muitos outros desapareceram na sequência deste ataque.

No dia seguinte, foi a comuna de Banikoara, também no norte, que foi atacada e três civis foram mortos, segundo as fontes.

Na quarta-feira, durante uma conferência de imprensa, o porta-voz do Governo, Wilfried Houngbedji, apresentou, em nome do Presidente, as suas condolências às "famílias enlutadas" após "esta tragédia".

O porta-voz não deu pormenores sobre os ataques, mas disse: "Quando estes criminosos tentam ganhar terreno e não conseguem porque há uma resposta (...) das forças de defesa e de segurança, tentam desmoralizar a população realizando operações de represália desta natureza, tão macabras".

Os atacantes querem "chocar a população e fazê-la acreditar que a resposta da segurança não está à altura e que só se salvará se se unir à sua causa", acrescentou.

Mais tarde, Houngbedji confirmou que tinham morrido cerca de 15 pessoas.

"Esta tragédia mostra-nos que se trata de um desafio permanente", afirmou durante a conferência de imprensa, lamentando que "uma falha na cadeia de operações" tenha impedido as forças de segurança de se mobilizarem "de forma preventiva".

"O Presidente pediu o envio de uma missão de inquérito ao terreno para avaliar as circunstâncias reais da ocorrência desta tragédia", avançou.

As regiões setentrionais do Benim, do Togo e do Gana estão a ser atacadas e invadidas por grupos terroristas que prosperam no Sahel, nomeadamente no Burkina Faso, e procuram deslocar-se para sul.

O Togo afirmou recentemente que cerca de 100 civis e 40 soldados foram mortos desde os primeiros ataques, no final de 2021.

Leia Também: Presidente do Ruanda promete apoio militar ao Benim contra o terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório