Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Jovem palestiniano morto por forças israelitas na Cisjordânia ocupada

Forças militares israelitas mataram hoje a tiro um adolescente palestiniano na Cisjordânia ocupada, indicou o Ministério da Saúde palestiniano.

Jovem palestiniano morto por forças israelitas na Cisjordânia ocupada
Notícias ao Minuto

17:08 - 28/04/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Os disparos registaram-se no decurso de confrontos entre militares israelitas e palestinianos que lançavam pedras às forças de ocupação numa povoação perto da cidade de Belém, de acordo com diversos 'media' palestinianos. O ministério identificou o adolescente morto como Mustafá Sabah, 16 anos, acrescentado que foi atingido no peito.

Diversas imagens divulgadas nos 'media' sociais mostravam pessoas a transportar o corpo e a ecoarem "Allahu akbar" ("Alá é grande", em árabe). O Exército israelita não comentou o incidente.

Os atuais confrontos israelo-palestinianos são considerados os mais graves dos últimos anos.

Na manhã de hoje, o Exército do Estado judaico efetuou mais uma incursão no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, e deteve diversos palestinianos suspeitos de envolvimento em ataques contra israelitas, indicaram responsáveis militares. Os 'media' palestinianos indicaram que dois jovens ficaram feridos no decurso de confrontos.

Desde o início de 2023, mais de 97 palestinianos foram mortos pelas forças israelitas na Cisjordânia, com pelo menos metade filiados em grupos militantes que combatem a ocupação, segundo uma contagem da agência noticiosa Associated Press (AP). Neste período, 19 pessoas foram mortas em ataques palestinianos contra israelitas.

Israel ocupou a Cisjordânia, para além da Faixa de Gaza e de Jerusalém leste, na guerra dos Seis Dias, em 1967. Os palestinianos pretendem que esses territórios integrem o seu futuro Estado independente.

Leia Também: Palestina acusa von der Leyen de declarações racistas sobre o "deserto"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório